UBI preenche 91% das vagas com 1.433 colocados

Após a primeira fase do CNAES, antevê-se já uma nova subida da comunidade académica da UBI, restando 159 vagas para a 2.ª Fase, cujas candidaturas abrem hoje.

A Universidade da Beira Interior (UBI) preencheu cerca de 91% das vagas disponíveis, contando com 1.433 novos alunos, mais 186 do que no ano de 2021, apenas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).


Este trata-se de “um número recorde de colocações na história da academia”, e, no que diz respeito à taxa de ocupação, este é o “sétimo ano consecutivo na casa dos 90%, valor ainda mais relevante considerando o aumento na oferta de vagas”.


Em comunicado a UBI refere que “1.199 alunos colocaram os Cursos da UBI como primeira opção”, ficando o seu sucesso “bem patente na subida de 15% no número de colocados, face à mesma fase do ano 2021”.


“Esta taxa de crescimento reflete a inovação, o dinamismo e capacidade empreendedora da universidade, que deste modo atua como um agente de desenvolvimento, contribuindo para a atração de estudantes para uma das regiões de mais baixa densidade demográfica. Este desempenho muito positivo é resultado do excelente trabalho em equipa e da dedicação de toda a comunidade académica Ubiana: professores, investigadores, funcionários, alunos e alumni”, afirma a mesma fonte.


Este ano a UBI disponibilizou lugares em 33 cursos de 1º Ciclo e Mestrado Integrado, tendo nesta altura 23 completamente preenchidos.


Relativamente às notas de candidatura, os cursos com nota mais alta do último colocado, “há que referir a nota de (182,3) do Mestrado Integrado em Medicina, seguindo-se as notas de (162,1) do 1º Ciclo em Psicologia, do 1º ciclo em Ciência Política e Relações Internacionais (160,9) e do 1º Ciclo em Ciências Biomédicas (160,3)”.


“Haverá ainda que referir um conjunto de cursos com nota do último aluno colocado acima de (150,0): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ciências Farmacêuticas, Arquitetura e Engenharia Civil”.


Após a primeira fase do CNAES, antevê-se já uma nova subida da comunidade académica da UBI, restando 159 vagas para a 2.ª Fase, cujas candidaturas abrem hoje, 12 de setembro, e se prolongam até 23 de setembro.


Conteúdo Recomendado