UBI em projeto europeu dedicado às redes 5G

O pólo da Universidade da Beira Interior do Instituto de Telecomunicações é um dos parceiros do projeto TeamUp5G.

A Universidade da Beira Interior (UBI), através do seu Polo do Instituto de Telecomunicações, integra o projeto de investigação europeu TeamUp5G, do qual fazem parte 18 organizações ligadas à investigação e empresas, de sete países. O trabalho a desenvolver tem como objetivo analisar os principais desafios colocados pelas redes de comunicações 5G, bem como a formação de futuros líderes europeus no âmbito dessas tecnologias.

O TeamUp5G New RAN TEchniques for 5G UltrA-dense Mobile networks é um projeto de investigação e uma MSCA Innovative/European Training Network (ITN-ETN), que implica a realização de teses de doutoramento sobre o tema a que se dedica. Teve início em janeiro 2019, liderado por Ana Garcia Armada, da Universidad Carlos III de Madrid. O projeto teve aprovação para financiamento europeu do programa H2020.

Prevê-se que as redes 5G transformem a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia, em aspetos como a comunicação entre os indivíduos, mas também com os objetos. Eletrodomésticos e automóveis são dois tipos de equipamentos do quotidiano que serão abrangidos pela interligação digital que habitualmente se designa de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Além desta vertente, o 5G será também uma realidade em ambientes industriais, no que é conhecido como Indústria 4.0.

O TeamUp5G destina-se a fazer propostas para que o funcionamento das redes seja capaz de suportar as necessidades, encontrando soluções para aumentar a velocidade da transmissão de dados e diminuir o consumo de energia, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

No âmbito do TeamUp5G estão abertas bolsas de doutoramento nas instituições envolvidas. Na UBI, o prazo de candidatura está aberto até dia 7 de abril.


Conteúdo Recomendado