UBI e Federação de Desportos de Inverno reforçam parceria

O novo protocolo estabelecido entre as duas entidades cria benefícios para a comunidade académica na utilização da Pousada da Serra da Estrela.

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI – Portugal) aprofundaram a ligação que tem sido desenvolvida ao longo dos últimos anos, com a assinatura de um protocolo que abrange agora a Pousada de Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde. Aquela que é a única federação desportiva portuguesa com sede na Covilhã vai conceder vantagens aos estudantes e restantes elementos da comunidade académica (docentes e funcionários), na utilização do espaço que está concessionado à FDI – Portugal desde 2016.

Com este acordo, estão criadas condições para que os membros da academia beneficiem dos serviços de uma Pousada numa localização privilegiada para quem procura diversas atividades de desporto e lazer, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Trata-se da única zona do país onde se pode praticar desportos de Inverno como o Esqui, o Snowboard ou o Snowpaint – uma espécie de Paintball. Além disso, permite a realização de caminhadas em mais de 300 quilómetros de trilhos sinalizados.

O protocolo estabelecido na manhã de 28 de maio, rubricado pelo Vice-Reitor da UBI, João Canavilhas, e o presidente da FDI – Portugal, Pedro Farromba, insere-se na aposta da Academia de contribuir para a melhoria do trabalho desenvolvido pelas diversas coletividades.

“Este protocolo enquadra-se na política desportiva da UBI que passa por disponibilizar conhecimento científico, equipamentos e instalações aos clubes da região. Em troca, a comunidade UBIana tem também acesso aos equipamentos desportivos de alguns desses clubes”, salienta João Canavilhas, acrescentando: “Tem igualmente a oportunidade de criar com esses clubes um ambiente de convívio desportivo que potencia a qualidade das equipas regionais e incentiva os jovens desportistas a prosseguirem estudos universitários”.

O dirigente da Federação lembra que a Pousada tem criado um conjunto de serviços com a nova gestão, “com o objetivo de inovar o conceito tradicional das pousadas da juventude”. Ao associar-se à UBI, amplia a ligação com “uma das entidades mais importantes da região e do país”, com a qual pretende continuar a cooperar, nas mais diversas atividades: “A Pousada está na memória de todos os que estudaram na Universidade e passaram pela Covilhã. Face a isso, nós só podemos colaborar naquilo que são as atividades que a Universidade pretende desenvolver, e estaremos sempre na linha da frente na defesa daquilo que são os interesses mútuos da Federação e da Universidade”.


Conteúdo Recomendado