UBI distinguida pelo trabalho e investigação na área do Termalismo

A Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica distinguiu a UBI- Universidade da Beira Interior com a Medalha de Honra pelo trabalho e investigação desenvolvidos na área do Termalismo.

A distinção foi entregue durante a realização do VIII Congresso de Hidrologia e Climatologia que decorreu em S. Pedro do Sul, entre os dias 25 e 27 junho e no qual foram apresentados trabalhos de estudantes da UBI da Pós Graduação em Hidrologia e Climatologia.

A par deste Congresso, com a temática “Juntos com as Universidades” onde se debateu os progressos da hidrologia médica nacional no âmbito da formação especializada na área teve lugar o encerramento da primeira edição da Pós Graduação em Hidrologia e Climatologia, desenvolvida, levada a cabo pela Universidade da Beira Interior em parceria com a Associação de Termas de Portugal. A formação, única no país, contou este ano letivo com 20 inscrições de alunos oriundos de diferentes pontos do País, Covilhã, Guarda, Coimbra, Lisboa e Ponta Delgada. Este curso tem como objetivo “Proporcionar uma sólida formação e formar profissionais para exercer funções no setor termal em áreas como, Medicina, Engenharia e Química Hidrológica e Ambiental.”.

A pós-graduação foi também galardoada com um prémio recebido pelo mentor do curso o docente Victor Cavaleiro, que refere que este curso foi um sucesso pela qualidade do ensino ministrado e por ser o único no país a reunir três grandes áreas: Saúde, coordenada por Luís Taborda Barata, Química Hidrológica Ambiental, coordenada por Ana Paula Duarte e Hidrogeologia da sua coordenação. Pretende-se agora dar continuidade aos estudos desenvolvidos pelos vários profissionais das diferentes áreas e continuar a apostar no curso como formação avançada nas diferentes áreas do termalismo.

A procura pelo termalismo devido aos efeitos da água mineral natural com que são feitos os tratamentos, tem sido cada vez maior. Conscientes de que as suas propriedades aumentam as defesas naturais do organismo, estas águas subterrâneas têm características próprias consoante as zonas por onde passam, sendo utilizadas quer nos tratamentos de indicações terapêuticas, quer na sua prevenção.


Conteúdo Recomendado