UBI assina Carta de Intenções para o Campus Sustentável

A adesão ao documento vai ao encontro das preocupações que a academia manifesta nesta área e que se traduzem na implementação de diversas ações.

A Universidade da Beira Interior (UBI) reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, aderindo à Carta de Intenções para o Campus Sustentável, assinada por cerca de 30 instituições de Ensino Superior. O documento dá a indicação de medidas e práticas conjuntas a adotar pelas entidades envolvidas e foi rubricado no dia 31 de outubro, no Porto. Essa orientação abrange áreas de atuação como a educação, a investigação e a inovação.

No texto da Carta é referido que as signatárias estão firmemente empenhadas em desempenhar um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caracterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana.

O documento inclui sete princípios de ação que estabelecem compromissos institucionais para a promoção do conhecimento e formação no campo da sustentabilidade, divulgação das boas práticas junto de diversos públicos (empresas e agências governamentais), apoiar redes regionais, nacionais e internacionais, estabelecer parcerias e transferir tecnologia ou métodos de gestão avançados com potenciais impactos na área do desenvolvimento sustentável.

A adesão da UBI ao documento vai ao encontro das medidas que a academia já desenvolve no que diz respeito à sustentabilidade, dinamizado em grande parte pela Vice-Reitoria para a Área Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social, dirigida por Anabela Dinis.

São exemplos desse trabalho os protocolos assinados com instituições regionais e nacionais para combater o desperdício alimentar nas suas cantinas, o incentivo à mobilidade sustentável por parte da comunidade académica através do projeto U-Bike, instalação de pontos de recolha de materiais recicláveis, redução do recurso ao plástico e desenvolvimento de projetos de investigação relacionados com a procura de tecnologias limpas, entre outros.

A Carta de Intenções para o Campus Sustentável foi assinada por 27 instituições e surgiu no âmbito da conferência “Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança”, organizada pela Rede Campus Sustentável, que decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A Rede Campus Sustentável, criada em 2018, destina-se a incentivar a cooperação entre as instituições de Ensino Superior portuguesas, com o propósito de adotarem práticas sustentáveis.


Conteúdo Recomendado