Trancoso celebra 750 anos da Feira de São Bartolomeu de 11 a 20 de agosto

Feira Trancoso

Uma das novidades deste ano é a circulação de um comboio turístico pelo centro Histórico de Trancoso, com saída da Praça D. Dinis.

Mais de 150 agentes económicos vão participar na Feira de São Bartolomeu de Trancoso, a decorrer de 11 a 20 de agosto, que este ano celebra 750 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, evidencia, a importância daquela que é “a feira franca mais antiga do país” considerando tratar-se de “um evento de grande referência regional com forte impacto na economia do concelho”.

“Mobiliza muita gente. É uma feira para todo o território. Teremos mais de 150 agentes económicos em mais de duas centenas de stands”, sublinha o autarca de Trancoso.

Amílcar Salvador considera que serão “dez dias de grande animação e muito movimento em Trancoso. Irão realizar-se bons negócios, muitos encontros e momentos de partilha”.

O certame é organizado pela Câmara Municipal de Trancoso em parceria com a Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA), num investimento de 450 mil euros. “É investimento que compensa porque tem um grande retorno”, sublinha o autarca de Trancoso.

Para além da componente expositiva das atividades económicas, do artesanato e das tasquinhas, o certame apresenta um cartaz de espetáculos variado que, no entender do autarca, “vai trazer muita gente a Trancoso”.

O programa inclui concertos de Tony Carreira (dia 11), Delfins (dia 12), Tiago Silva (dia 13), Os Quatro e Meia (dia 14), Nininho Vaz Maia (dia 15), Némanus (dia 16), Fernando Daniel (17) Ana Moura (dia 18), Vítor Kley (dia 19) e Sete Saias (dia 20). No dia 13 de agosto realiza-se também o Festival de Folclore.

Uma das novidades deste ano é a circulação de um comboio turístico pelo centro Histórico de Trancoso, com saída da Praça D. Dinis.

Amílcar Salvador explica que a feira começou a ser preparada “há muito tempo”, tendo sido criada uma comissão de honra da qual fazem parte todos os presidentes das câmaras do distrito da Guarda, bem como os da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e de Castelo de Vide, “o único município português geminado com Trancoso”.

Os 750 anos da Feira, refere o autarca, serão assinalados durante todo o ano, tendo já sido organizada uma conferência a 08 de agosto, dia de atribuição da Carta de Feira a Trancoso em 1273.

No decorrer da Feira estará também patente uma exposição no Pavilhão Multiusos com registos das edições anteriores.

Cartaz Trancoso8

Conteúdo Recomendado