O alojamento de Turismo em Espaço Rural situa-se na Serra da Esperança, em Belmonte. A sua inauguração está prevista para o final de 2021.
O conhecimento adquirido durante a licenciatura no IPG foi “determinante” para o casal avançar com o conceito na região interior do país. “Na Guarda aprendemos a valorizar um ritmo de vida diferente, mais sereno. A cadência e a beleza desta região, aliadas aos conhecimentos teóricos e práticos obtidos durante o curso de Turismo e Lazer, são em grande parte responsáveis por este projeto”, afirmam o André e a Marta.
Segundo os criadores do TheVagar, foi a “inquietação por uma hospitalidade original que nos levou à procura de novas sensações e formas de ver e viver a vida”. A missão do projeto, que começou a ser planeado em 2016, passa por ali encontrar “o bem-estar e a essência da saúde de cada um de nós, em toda a sua plenitude”.
Integrado no projeto “Aldeias Históricas de Portugal” – que une em rede as aldeias de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso – este território, em Belmonte, assim como o das restantes aldeias, “promete transmitir a calma, a tranquilidade e o silêncio que os nossos visitantes aspiram”, explica o casal.
Além dos fundadores do projeto TheVagar, juntaram-se também à equipa mais três antigos alunos do IPG: Cátia Rodrigues, Consultora de Turismo e Storyteller, Jorge Silva, Fotógrafo de Viagens, e Adriana Travasso, Consultora e Formadora para a certificação da Biosphere Portugal. Este certificado de sustentabilidade turística assenta num novo modelo de turismo, que se baseia no cumprimento de alguns requisitos, como a conceção de produtos e serviços amigos do ambiente, pelo que se torna absolutamente indispensável.