As temperaturas voltaram a subir e, esta quarta-feira, 8 de maio, vão atingir os 30ºC (e até mais) em alguns distritos.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Setúbal será o distrito mais quente hoje com 32ºC, seguido de Santarém com 31ºC de máxima.
Em Lisboa prevê-se que os termómetros cheguem aos 30ºC, assim como em Beja e Sines. Já no Porto, as temperaturas deverão subir até aos 27ºC e em Faro até aos 28ºC.
Por todo o território continental, o céu deverá estar nublado com nuvens altas.
Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê chuva, com as temperaturas a variarem entre os 20ºC de máxima e 15ºC de mínima. Já na Madeira, os termómetros deverão subir até aos 26ºC e o céu também vai estar nublado com nuvens altas.
E amanhã? E na sexta-feira?
Cenário semelhante prevê-se para quinta-feira, 9 de maio. Nos Açores continua a chover, na Madeira as temperaturas baixam um pouco e o céu passa a estar pouco nublado.
Em Portugal Continental o céu continua a estar nublado por nuvens altas e os termómetros a atingirem os 30ºC em várias regiões como Braga, Coimbra, Leiria, Évora e Beja e os 31ºC em Santarém.
Em Lisboa, o tempo vai estar mais fresco que na quarta-feira, com 26ºC, assim como em Faro que deverá descer um grau. Já o Porto mantém os 27ºC de máxima.
Na sexta-feira, 10 de maio, Santarém será o distrito mais quente com 32ºC. Évora e Braga chegam aos 30ºC e Castelo Branco, Setúbal, Beja e Faro aos 29ºC. Em Lisboa, os termómetros deverão chegar, segundo o IPMA, aos 28ºC de máxima e no Porto aos 25ºC.
Os distritos mais frescos em Portugal Continental deverão ser Guarda e Aveiro, com 24ºC de máxima, mas nos Açores, onde vai chover, as temperaturas não deverão ir além dos 21ºC de máxima. Já na Região Autónoma da Madeira prevê-se que os termómetros cheguem aos 26ºC de máxima.
Prevê-se que o céu esteja limpo no Sul do país, com nuvens altas no Centro e pouco nublado a Norte, assim como na Madeira.
Segundo as previsões do IPMA, no fim de semana as temperaturas deverão baixar e há possibilidade de chuva para alguns distritos.