Tem que comprar livros escolares? Dizemos-lhe quais são os livros para cada escola no concelho da Guarda

Com o início do ano letivo aí à porta vê-se obrigado a um ajuste no orçamento familiar para que os filhos tenham acesso aos manuais escolares e materiais necessários.

No entanto simplicamos-lhe o processo e indicamos-lhe quais os livros para cada ano, e o preço. Assim poderá mais facilmente fazer a comparação de preços.

Após a reforma do Governo na área da educação, o concelho da Guarda ficou com dois grandes agrupamentos: Agrupamento da Escolas da Sé e o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.

O Agrupamento de Escolas da Sé é constituído pela Escola Secundária da Sé, Escola de S. Miguel e Escola Carolina Beatriz Ângelo.

Na Escola Carolina Beatriz Ângelo o 1º ciclo é constituído pela Escola Básica da Sequeira, Escola Básica  Casa de Trabalho Jesus, Maria, José (Rochoso), Escola Básica de Pera de Moço, Escola Básica de Rapoula, Escola Básica do Carpinteiro, Escola Básica de Castanheira e a Escola Básica de Alfarazes. Os manuais do 1º ciclo adotados por esta escola pertencem à Porto Editora e à Areal Editores. Pode ainda verificar o preço dos manuais aqui.

O 2º ciclo (5º e 6º anos) da Escola Carolina Beatriz Ângelo têm no total 19 livros, de várias editoras e com vários preços. Já o 3º ciclo (7º, 8º, 9º anos) também possuem uma extensa lista de manuais escolares diferentes, sendo os preços um pouco mais elevados.

Já a Escola de S. Miguel, na Guarda, o 1º ciclo (Escolas Básicas do Bairro da Luz, Pinheiro, Póvoa, Rio Diz, CEM, Barracão, Vila Fernando, Carvalheira Estação) tem para o ano letivo 2015/2016 as Edições Gailivro, Areal Editores e a Porto Editora. Aqui também poderá comparar o valor dos manuais escolares.

Nos 2º e 3º ciclos da Escola de S. Miguel, os manuais adotados são de várias editoras e com preços distintos, no entanto, só pesquisando pelo ano que o seu filho frequenta é que poderá começar a fazer as contas. Pode ainda comparar preços aqui.

O Agrupamento termina com os 2º, 3º ciclos e Secundário da Escolas da Sé. Aqui a listagem é mais extensa, isto porque agrupa os 10º, 11º e 12º anos (Secundário), onde por norma os valores dos livros são mais elevados. É importante salientar que dependendo dos anos os livros são adotados por ciclo (1 ano) ou por biénio (2 anos). Esta informação está disponível no final de cada ano letivo.

Já o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque é composto pelas seguintes escolas do 1º Ciclo: Escola das Lameirinhas; Escola de Famalicão; Centro Escolar de Gonçalo; Escola Básica de Maçainhas; Escola Básica de Videmonte; Escola Adães Bermudes; Escola Augusto Gil; Escola do Bonfim; Escola Espírito Santo; Escola Santa Zita e Escola Básica dos Trinta. A lista dos manuais adotados por estas escolas do 1º Ciclo pode ser consultada aqui. Pode ainda comparar preços.

No 2 º ciclo da Escola de Santa Clara, que engloba o 5º e 6º ano de escolaridade, os manuais adotados pela respetiva escola podem ser consultados aqui. A comparação de preços pode ser efetuada em vários sítios, sendo que lhe deixamos uma sugestão.

No 3º ciclo composto pelo 7º, 8º e 9ºano de escolaridade e secundário (10º, 11º e 12º ano), pertencentes à Escola Secundária Afonso de Albuquerque, foram adotados diversos manuais escolares. Os preços podem ser comparados aqui.


Conteúdo Recomendado