O espetáculo “Rebentar com a Terra” aborda o tema dos Refugiados e da Deslocação Forçada.
A peça de teatro “Rebentar com a Terra” conta com texto e encenação de Pedro Estorninho e interpretação de Ana Coelho, Inês Leite e Rosário Gonzaga.
A peça trata a universalidade dos refugiados e do drama não somente europeu, mas também mundial, acima de tudo o espetáculo é focado no indivíduo em relação ao coletivo e à sua presença no mesmo, fuga dele e o seu desenraízamento.
A criação assenta sobre o tema da deslocação forçada sem a localizar no espaço e no tempo, porque não é somente agora que o mundo vive e vê as imagens que diariamente nos entram casa adentro através dos media (televisões, jornais, etc.).
O espetáculo é promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e Turismo do Alentejo, sendo cofinanciado por Alentejo 2020, Portugal 2020, União Europeia. O grupo TEatroensaio conta ainda com o apoio e parceria de Teatro Nacional São João, Direcção Regional de Cultura do Norte/Casa das Artes do Porto, CENDREV/CM Évora, Cace Cultural do Porto-IEFP/IP, Moagem CERES S. A., Esmae/IPP, Deriva Editores, Festival Cinanima, Erregueté, AJHLP, Makeup Design.