Tabernas do Entrudo arrancam hoje com muita animação

A animação está contemplada nas Tabernas do Entrudo com as atuações de Roxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo, e os Soma e Segue, terminando com o Baile de Máscaras, no dia 20.

O habitual programa de Carnaval da Guarda, o GuardaFolia, teve início ontem, dia 16 de fevereiro, com a exibição da primeira sessão da peça de teatro “Lar Doce Lar” que também estará em cena esta noite, pelas 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).


Este que é “um Carnaval genuinamente português”, terá como cabeça de cartaz o Desfile e Julgamento do Galo, no domingo gordo de Carnaval, a 19 de fevereiro, pelas 15h00.


Ontem também teve início a exposição de fotografia “Julgamento e Morte do Galo: uma retrospetiva” com fotografias de Arménio Bernardo, João Pires e Pedro Baía, patente no Museu da Guarda, podendo ser visitada até ao dia 27 de fevereiro.


A programação da iniciativa continua hoje, dia 17 de fevereiro, com o Desfile Infantil, com início na Praça Luís de Camões, pelas 14h30, e término na Praça do Município, juntando cerca de 1500 crianças de estabelecimentos de ensino do concelho.


Também durante a tarde de hoje, pelas 18h00, serão inauguradas as Tabernas do Entrudo, que nesta edição passam para o Largo de S. Francisco, atrás do Hotel Turismo da Guarda, e que irão funcionar até ao dia 20.


No espaço vão estar, como habitualmente, várias associações rurais do concelho apresentando ementas feitas à moda da época carnavalesca, com os enchidos e com outros petiscos da região, destacando-se a carne de vaca jarmelista.


A animação também está contemplada nas Tabernas do Entrudo com as atuações de Roxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo, e os Soma e Segue, terminando com o Baile de Máscaras, no dia 20.


Nesta edição as Tabernas terão também uma vertente social, através de uma campanha de angariação de produtos para o “Guarda-bem: Banco Solidário”. Os interessados poderão deixar na entrada das Tabernas bens não perecíveis e de higiene pessoal que serão recolhidos pelo Município.


O dia de hoje culmina com a segunda sessão do espetáculo “Lar Doce Lar”, protagonizado pelos atores Maria Rueff e Joaquim Monchique, no TMG às 21h30.


As festividades prosseguem no dia 19 de fevereiro, pelas 10h30, com a “Fun Run”, uma corrida que levará os participantes mascarados a percorrer as ruas da cidade que estarão cheias de obstáculos, num percurso de 5 quilómetros.


O dia 19 está também reservado para o “cabeça de cartaz” – o Desfile e Julgamento do Galo -, num desfile de 30 freguesias do concelho, que terá como ponto de partida a Alameda de Santo André, pelas 15h00, e culminará na Praça Luís de Camões.


O Galo será julgado num espetáculo que conta com a direção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original do guardense Pedro Leitão, tendo de um lado os defensores do Galo, na “Taberna da Ti Defesa”, e do outro os acusadores que serão os “Jovens da Acusação”.


“Quanto aos testemunhos, nesta edição eles vão surgir em formato de música, teatro e dança no palco deste tribunal encenado e onde o réu, o Galo, é a figura central de toda a estória”, explica a autarquia.


“Nesta edição, o ‘Culpado disto tudo’: o galo será uma criação artística da dupla Rui Miragaia-Vitor Freitas e arderá, condenado como sempre na fogueira, no final deste Julgamento. Terminado o espetáculo, a organização festeja com o público presente o veredicto deste justo – e totalmente imparcial- julgamento, servindo uma saborosa canja… de galo!)”, refere a mesma fonte.


O programa da GuardaFolia 2023 termina no dia de Carnaval, 21 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra, uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho.


À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça Central da localidade, com início agendado para as 18h00.


Com a GuardaFolia, o Município da Guarda pretende “atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio”.


O objetivo passa também “pelo reforço da autoestima dos guardenses e pela promoção das tradições e da cultura da região. Reforçando a iniciativa como espetáculo de base comunitária, onde participam os mundos rural e urbano, afirmando a Guarda no mapa do Carnaval nacional e destacando-a pela genuinidade e tradição”.


Conteúdo Recomendado