Sofia Marques da Silva e João Almeida vão receber Prémio CEI-IIT 2021

Na sessão de entrega do galardão, que terá lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), pelas 15h00, os dois investigadores vão apresentar os trabalhos vencedores deste Concurso.

Na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, será entregue o Prémio CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território 2021 aos investigadores Sofia Marques da Silva (docente/investigadora da Universidade do Porto) e João Almeida (bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia).


Recebem, cada um deles, o prémio pecuniário de 1750 euros, uma distinção atribuída pelo Centro de Estudos Ibéricos desde 2017.


Na ocasião será também anunciada por Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda que é também o presidente da Direção do CEI, a convocatória para a edição do Prémio CEI-IIT 2023.


Na sessão de entrega do galardão, que terá lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), pelas 15h00, os dois investigadores vão apresentar os trabalhos vencedores deste Concurso.


Entre os vencedores, na modalidade 1 “Investigação: Territórios e sociedades em tempo de mudança” encontra-se o trabalho “Jovens que regressam: motivações para voltar e investir as suas vidas em regiões de baixa densidade após formação no Ensino Superior”, de Sofia Marques da Silva (Docente/Investigadora Universidade do Porto).


Na Modalidade 2, Projetos e iniciativas inovadoras em “Inovação em territórios de baixa densidade” venceu o trabalho de João Almeida, “Rural (Soft) Landing – Criação de comunidades de acolhimento a trabalhadores remotos em territórios de baixa densidade”.


Recorde-se que este Galardão foi instituído com o objetivo de “distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”.


Conteúdo Recomendado