Sistema de resíduos sólidos da Cova da Beira renova certificação de qualidade

O sistema serve atualmente uma população de cerca de 194.000 habitantes e uma área de 6.160 quilómetros quadrados.

A Resiestrela, empresa multimunicipal de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira, renovou a certificação do seu sistema integrado de gestão da qualidade, ambiente e segurança, higiene e saúde no trabalho, foi hoje anunciado.

“Esta renovação vem assim reconhecer a orientação da Resiestrela para a melhoria contínua do seu desempenho e as boas práticas implementadas na gestão quotidiana dos seus processos”, frisa esta empresa multimunicipal que tem sede no Fundão, distrito de Castelo Branco.

Segundo o referido, a renovação da certificação foi obtida após a entidade certificadora TÜV Rheinland Portugal ter realizado a necessária auditoria anual.

O procedimento envolve todos os processos e atividades da Resiestrela (gestão, valorização e tratamento de resíduos sólidos, recolha e processamento de materiais recicláveis, produção de energia elétrica, procedimentos administrativos e financeiros, entre outros) e abrange as instalações do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, bem como as estações de transferência e ecocentros situados nos municípios que integram o sistema.

A Resiestrela lembra que a prossecução deste sistema de gestão contribui para “estabelecer objetivos e metas com vista à melhoria contínua do desempenho da empresa, bem como o cumprimento integral de todos os requisitos legais inerentes à atividade”.

“Na componente de segurança e higiene no trabalho, a certificação visa a prevenção de incidentes de trabalho, doenças profissionais e danos para a saúde de todos os trabalhadores. No que respeita ao ambiente, a certificação torna-se uma ferramenta indispensável para a prevenção da poluição e minimização de impactos ambientais, através da utilização das melhores técnicas disponíveis e das melhores práticas utilizadas no setor da gestão de resíduos sólidos”, especifica a informação.

A Resiestrela, S.A. é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes de 14 municípios, designadamente Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

O sistema serve atualmente uma população de cerca de 194.000 habitantes e uma área de 6.160 quilómetros quadrados.


Conteúdo Recomendado