“Sessões de Contos” na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

No dia 21 de setembro, sexta-feira, Jorge Serafim apresenta “Sessões de Contos” na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, a partir das 10 horas.

Durante treze anos, Jorge Serafim foi funcionário da Bibilioteca Municipal de Beja no setor infanto-juvenil, desenvolvendo funções na área da narração oral e na promoção do livro e da leitura.

Como narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, atividade que vem exercendo há aproximadamente 20 anos, destaca as enumeras escolas, bibliotecas públicas e municipais, prisões, centros de dia, festivais de teatro, feiras do livro, centros culturais, que vem percorrendo de norte a sul do país levando a arte milenar da palavra nua e crua e ao mesmo tempo imaginária deliciosa e doce a quem a queira ouvir.

Jorge Serafim narra histórias para que “as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixe de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para afagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas. Para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender…”.

A narração oral será realizada por Jorge Serafim em duas sessões: a primeira sessão realiza-se às 10 horas e outra às 11 horas e destina-se a crianças dos jardins de infância; a segunda sessão começa às 14h15 e dirige-se a utentes dos lares e centros de dia.

As inscrições são obrigatórias e limitadas a 30 participantes.


Conteúdo Recomendado