Sessão de esclarecimento sobre o novo sistema de incentivos à inovação realizou-se no NERGA

Foram apresentados projetos inovadores implementados por empresas da região.

Na passada, terça-feira, 5 de fevereiro, o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, em parceria com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, promoveram a sessão de esclarecimento “2IN Investimento na Inovação”, onde se apresentaram projetos inovadores implementados por empresas.

Segundo a organização, a sessão teve como objetivo informar empresários e consultores sobre a promoção do investimento empresarial inovador, aproveitando, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, o relançamento do Sistema de Incentivos à Inovação, na lógica de financiamento híbrido (incentivo não reembolsável + reembolsável suportado por instrumento financeiro).  

Com este novo Sistema de Incentivo à Inovação, as PME com candidaturas aprovadas beneficiarão logo à partida de um subsídio não reembolsável para a realização de investimento produtivo inovador, anteriormente atribuído após a conclusão dos projetos, referiu a organização. Segundo uma nota informativa, da sessão conclui-se ainda que as empresas podem beneficiar com acesso a um financiamento reembolsável através de um empréstimo bancário suportado com garantia mútua e sem custos financeiros, concretizando dessa forma a orientação de aproximação do sistema financeiro às necessidades das empresas.

Na sessão de abertura esteve presente Pedro Tavares, Presidente da Direção do NERGA, Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Miguel Sá, administrador do IAPMEI, tendo as apresentações dos temas ficado a cargo de Pedro Cilínio, do IAPMEI e de Marco Neves, do SPGM – Sistema Nacional de Garantia Mútua.

Para apresentar projetos inovadores já implementados por empresas, participaram ainda Manuela Teixeira, da empresa S.P.I. Portuguesa, de Pinhel, e João Logrado – Olano Logística de Frio, Lda, empresa sedeada na Guarda, que deram o seu testemunho.


Conteúdo Recomendado