Seminário Internacional apresenta soluções geotécnicas para problemas ambientais em Portugal e Espanha

A UBI e a Sociedade Portuguesa de Geotecnia organizam o evento sobre “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha”.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe, em novembro, um evento científico centrado na procura de soluções ambientais nos dois países da Península Ibérica.

O Seminário Internacional “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha”, que se realiza entre os dias 25 e 27, tem organização da UBI, Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental. É promovido para analisar medidas concretas que contribuam para a recuperação ambiental de regiões como as raianas.

Pedreiras, minas, impactos de obras geotécnicas e valorização geoambiental são os temas principais do evento, onde se incluem os conceitos e os objetivos estratégicos da preservação e recuperação ambiental, da sustentabilidade e da eficiência na gestão dos recursos, enquanto desafios transfronteiriços luso-espanhóis.

“A realização deste Seminário Internacional tem como objetivo difundir soluções geotécnicas aplicadas com sucesso ou em perspetiva de virem a ser aplicadas num futuro próximo e de relevância para a preservação e recuperação ambiental e para um desenvolvimento económico sustentável, em regiões portuguesas e espanholas de baixa densidade demográfica”, de acordo com a organização.

O evento destina-se a um público alargado, desde profissionais a intervenientes na área da geotecnia ambiental em geral, incluindo donos de obra, projetistas, empreiteiros, académicos e estudantes. Permitirá o estabelecimento de contactos interdisciplinares nacionais e internacionais e, em particular, o intercâmbio luso-espanhol, perspetivando-se um fórum de discussão entre a comunidade técnico-científica e as empresas, sobre as boas práticas e os principais desafios no setor.

Além da discussão científica, o programa prevê a realização de duas visitas técnicas que abrangem os dois países: à pedreira de Tamame de Sayago, na região espanhola de Zamora, e à mina a céu aberto de Gonçalo, no concelho da Guarda.

O Seminário Internacional “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” realiza-se na Faculdade de Engenharia – Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, que dentro da UBI organiza a iniciativa.


Conteúdo Recomendado