Evento Terminado em 2022-06-26 23:00:00

Santos Populares animam cidade da Guarda de 11 a 26 de junho

Início: 2022-06-11 09:00:00
Fim: 2022-06-26 23:00:00
Local do Evento: Guarda
Entidade Promotora: Município da Guarda

A Festa de Encerramento realiza-se de 24 a 26 de junho e incluirá três dias de grande animação, com destaque, no dia 25, às 21h30, para as Marchas Populares.

O município da Guarda volta a festejar os Santos Populares, após uma paragem de dois anos devido à pandemia, com um programa que vai decorrer de 11 a 26 de junho e envolverá doze bairros da cidade.

Segundo a autarquia presidida por Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), a iniciativa “Santos da Guarda” decorrerá em duas fases, “primeiro: bairro a bairro, com os bailaricos, as tasquinhas, a fogueira e a boneca dos Santos Populares e outros festejos locais, na rua e, depois, com a Festa de Encerramento na Praça do Município, nos dias 24, 25 e 26 de junho”.

“Os Santos Populares voltam às ruas da Guarda com a habitual animação, os aromas e o colorido próprios deste início de verão. Neste regresso após dois anos de interregno – devido à pandemia por covid-19 – o município da Guarda desafiou os bairros da cidade para participarem na Festa dos ‘Santos da Guarda’, entre 11 e 26 de junho”, adianta a autarquia.

De acordo com o município, que hoje apresentou o programa do evento, nas festividades deste ano participam doze bairros da cidade: Alfarazes (11 de junho), Nossa Senhora de Fátima (12), Sequeira (13), Torrão (14), Luz (15), Lameirinhas (16), Galegos (17), Guarda-Gare (18), Póvoa do Mileu (19), Pinheiro (20), São Vicente (21) e Bonfim (22).

A organização adianta que uma das novidades dos “Santos da Guarda” será a realização do concurso do melhor caldo de grão, uma iguaria tradicional do concelho nesta época festiva que “faz as delícias dos guardenses há séculos”.

No âmbito do concurso, o público vai poder provar todos os caldos de grão candidatos, tanto nos bairros, como na Festa de Encerramento, e o vencedor será anunciado a 26 de junho.

A Festa de Encerramento realiza-se de 24 a 26 de junho e incluirá três dias de grande animação, com destaque, no dia 25, às 21h30, para as Marchas Populares que nesta edição contam exclusivamente com marchas convidadas.

Naquele dia, adianta a fonte, irão marchar na cidade mais alta do país os bairros lisboetas da Bica, do Bairro Alto, da Ajuda e dos Olivais.

A animação musical também não vai faltar com bombos, cavaquinhos, concertinas, grupos de cantares e fanfarras durante o dia e com os tradicionais bailaricos ao final das três noites.

Destaque, ainda, para o concerto do artista popular Emanuel, na Praça do Município, no sábado, dia 25, às 23 horas.

Na Praça do Município também decorrerá uma Feira de Artesanato onde estão, entre outros produtos, o cobertor de papa de Maçainhas e a cestaria em vime de Gonçalo.

Já no Espaço Gastronómico do evento, “para além da sardinha, pimentos e carnes assadas e do caldo de grão da Guarda”, estarão produtos como “pão e queijo de Videmonte, enchidos da Guarda, doces, licores e as tradicionais enguias”.

Ainda de acordo com a Câmara Municipal da Guarda, a realização da tradicional feira anual de São João, no dia 24 de junho, terá este ano uma nova localização, realizando-se na zona dos estacionamentos do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare.

“Devido à relocalização da feira anual, o município garante, nesse dia, o reforço dos transportes públicos na linha número 1 – que serve a zona da Estação – através de desdobramento de veículos, caso seja necessário”, é anunciado.

No dia 24, pelas 09 horas, também terá lugar um Passeio Equestre, organizado pela Associação Equestre da Guarda.


Conteúdo Recomendado