Sabugal exibe presépio gigante que ocupa 1.100 metros quadrados de área

A inauguração do presépio em tamanho gigante – considerado pela autarquia do Sabugal como sendo “o maior Presépio Natural” do país -, está marcada para as 16h30 de quarta-feira.

A Câmara do Sabugal voltou a instalar este ano um presépio gigante no centro da cidade, que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que foi construído com mais de 500 toneladas de materiais recolhidos na natureza.
Segundo a autarquia do Sabugal presidida por António Robalo, para a recriação do Presépio de Belém, no Largo da Fonte, no centro da cidade, foram usadas mais de 500 toneladas de troncos de castanheiros, heras, musgos, entre outros materiais.
A construção foi efetuada a uma escala com a qual “os visitantes têm a perceção de fazer parte do presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo”, explica o município em nota hoje divulgada.
A inauguração do presépio em tamanho gigante – considerado pela autarquia do Sabugal como sendo “o maior Presépio Natural” do país -, está marcada para as 16h30 de quarta-feira, dia 7, com a atuação do Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda e perante “uma parada de personagens do imaginário”.
O presépio poderá ser visitado diariamente, até ao dia 08 de janeiro, das 08:30 às 23 horas.
A fonte adianta que na quarta-feira também será ligada a iluminação de Natal naquela cidade do distrito da Guarda que está localizada junto da fronteira com Espanha.
Será ainda inaugurada a exposição “O Nosso Natal é PET”, composta por trabalhos realizados por alunos das escolas do concelho e de instituições particulares de solidariedade social locais.
No âmbito da programação de Natal, a autarquia do Sabugal também promove um “Mercadinho de Natal”, para exposição e venda de produtos e de artesanato local, que decorrerá de quarta-feira a domingo, de dia 16 a 18 e nos dias 23 e 24.
O programa de animação da quadra natalícia contemplará ainda ateliês de pinturas faciais, decorações natalícias, confeção de velas, sais de banho e ambientadores, prendas amigas do ambiente, crachás e construção de fantoches reciclados, contos de encantar, um espetáculo circense e um concerto de Natal.
As atividades programadas pela Câmara Municipal do Sabugal culminam nos dias 07 e 08 de janeiro, com a apresentação de duas peças, no auditório municipal, uma pelo Grupo de Teatro “Guardiões da Lua” (no dia 07, às 21:00), e outra pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (no dia 08, às 15:00).


Conteúdo Recomendado