Robôs têm encontro marcado na Guarda

A XIII edição do concurso Robô Bombeiro, promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda, vai realizar-se no próximo dia 4 de julho, na Guarda.

Este concurso nacional põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos.

Nas edições anteriores participaram algumas das mais prestigiadas instituições académicas nacionais, contudo, este ano, o concurso foi também aberto à participação de instituições de ensino espanholas.

A multinacional de consultoria e tecnologia Indra vai colaborar neste concurso nacional de robótica do Instituto Politécnico da Guarda; pelo segundo ano consecutivo, aquela empresa apoia a iniciativa do IPG que tem como objetivo promover a Robótica no seio académico enquanto tecnologia chave do século XXI e proporcionar um evento onde estudantes e professores possam usar a robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais, por vezes difíceis de adquirir em sala de aula.

Neste concurso vão estar presentes equipas do IPG, da Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Deusto (Espanha), Escola Secundária do Forte da Casa, Agrupamento de Escolas da Sé (Guarda), Associação Desenvolver o Talento, Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, ISTAR/IUL e Escola Secundária Campos Melo, entre outras.

Vão ser atribuídos três prémios para a Classe Standard e igual número para a Classe Sénior e Classe Robôs com Pernas; de acordo com a organização haverá Prémios Especiais para Espírito de Inventor, Robô Mais Pequeno, Melhor Apresentação Técnica Formato Poster, Melhor Apresentação Técnica Formato Vídeo, Melhor Robô do IPGe Melhor robô com kit NXT4You.

O concurso vai decorrer no Pavilhão Municipal de São Miguel, na Guarda, a partir das 9 horas, altura em que terá lugar a receção às equipas, antecedendo as verificações técnicas e apresentação de posters. As provas, propriamente ditas, terão lugar a partir das 14 horas, estando prevista a cerimónia de entrega de prémios para as 18h30.


Conteúdo Recomendado