Risco máximo de incêndio em mais de 60 concelhos no interior Norte e Centro

O IPMA prevê para hoje possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde.

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia de possibilidade de trovoada no interior Norte e Centro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado e elevado mais de 150 municípios do interior Norte e Centro e de todo o sul do país.

A exceção vai para cerca de 50 concelhos, sobretudo no litoral, nos distritos de Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, que apresentam risco moderado a reduzido.

O risco de incêndio, que se manterá elevado em praticamente todo o país nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde, nebulosidade matinal no litoral oeste e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde.

Está igualmente pequena uma subida da temperatura máxima na região Sul e uma pequena descida no litoral Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão chegar aos 38.º (Évora) e as mínimas não vão baixar dos 16.º (Leiria, Coimbra, Braga e Viana do Castelo).


Conteúdo Recomendado