Região Centro é reconhecida como referência no envelhecimento ativo e saudável na Europa

Representada pelo consórcio Ageing@Coimbra, a Região Centro é uma das 25 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Comissão Europeia.

A região Centro de Portugal, representada pelo consórcio Ageing@Coimbra, é uma das 25 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Comissão Europeia com a classificação máxima de 4 estrelas.

De acordo com uma nota informativa, a Região Centro apresenta estratégias abrangentes no desenvolvimento e adoção de práticas inovadoras para um envelhecimento ativo e saudável através de empresas, academia, autoridades governamentais e sociedade civil.

Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), afirma que “o reconhecimento da Comissão Europeia dá visibilidade ao que de bom se faz na região, incentiva a que se trabalhe cada vez mais em rede e responsabiliza a região a continuar no caminho de fazer cada vez mais e melhor numa área que nos toca a todos”.

Em 2013, a região Centro foi reconhecida pela Comissão Europeia como a primeira Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal, com 2 estrelas. Três anos depois, em 2016, a classificação subiu para 3 estrelas.

Este ano, obtém a classificação máxima de 4 estrelas, “um reconhecimento da contínua qualidade das boas práticas na promoção do envelhecimento ativo e saudável por parte de muitos atores na região e a que o consórcio Ageing@Coimbra procura dar visibilidade, promover o trabalho em rede e a capacitação das instituições envolvidas”, refere em comunicado a CCDRC.

Sobre o consórcio Ageing@Coimbra

O consórcio Ageing@Coimbra, que agrega cerca de 80 instituições da região Centro, pretende valorizar o papel do idoso na sociedade, fomentando a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável. O principal objetivo do Ageing@Coimbra é melhorar a vida dos cidadãos idosos na região através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticas. Este consórcio tem desenvolvido atividade em rede regional e europeia, sendo nuclear na atração de projetos estratégicos como os projetos H2020 ERA Chair, MIA-Portugal e a comunidade da inovação e conhecimento EIT Health KIC.


Conteúdo Recomendado