PSP assina protocolos com instituições que trabalham com pessoas com deficiência

Os protocolos são assinados no Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.

A segurança das pessoas com deficiência é o principal objetivo dos 160 protocolos que a PSP assina hoje com instituições que localmente trabalham nesta área em todos os distritos do país.

Os protocolos são assinados no Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, que hoje se assinala, e inserem-se no programa especial “Significativo Azul”, que começou em setembro do ano passado entre a PSP e a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

Segundo a Polícia de Segurança Pública, este programa insere-se no policiamento de proximidade e funciona em moldes idênticos ao programa Escola Segura, pretendendo contribuir “para a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência”.

Desde o ano passado, mais de 200 polícias receberam formação específica para saber lidar com pessoas com deficiência.

Por sua vez, os técnicos das instituições que apoiam as pessoas com deficiência também receberam formação para passarem a ter uma cultura de prevenção de situações de violência e maus tratos.

No total, de acordo com a PSP, cerca de 600 polícias e profissionais de diferentes instituições que operam nesta área receberam formação.

Os protocolos hoje assinados vão abranger 128 esquadras da PSP e 160 instituições que trabalham com pessoas com deficiência e pretendem sensibilizar e promover a proteção das pessoas com deficiência e a melhorar o seu atendimento e encaminhamento de forma mais adequada.


Conteúdo Recomendado