PS da Guarda congratula-se com integração do Hotel Turismo nas Pousadas de Portugal

Os socialistas consideram que fica “cumprida uma das promessas eleitorais mais relevantes feitas pelo Partido Socialista durante a campanha das últimas eleições legislativas”.

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) da Guarda, congratulou-se ontem, dia 17 de janeiro, com a integração do Hotel Turismo na rede Pousadas de Portugal, por considerar que permitirá “concretizar o processo de recuperação e valorização” do edifício histórico.


O ministro da Economia e do Mar António Costa Silva anunciou ontem, na Assembleia da República, que o Hotel Turismo da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal para “reabilitação e subsequente exploração”.


“A Concelhia da Guarda do Partido Socialista congratula-se uma vez mais com esta decisão que virá concretizar o processo de recuperação e valorização de um edifício histórico e de grande valor patrimonial e sentimental para as gentes da Guarda, mantendo-o na esfera pública e com um modelo de gestão com provas dadas”, referiu a estrutura partidária liderada por António Monteirinho, em comunicado enviado à agência Lusa.


O PS recorda na nota que o processo de recuperação do Hotel Turismo da cidade mais alta do país “foi iniciado pelas governações socialistas da Câmara Municipal e do Estado Português por intermédio do Turismo de Portugal”.


Contudo, aponta que o mesmo “foi imediatamente travado pela governação de direita que se seguiu, arrastando-se no tempo com diversas tentativas falhadas de adjudicação da recuperação e exploração a entidades privadas”.


Com a solução agora anunciada, os socialistas consideram que fica “cumprida uma das promessas eleitorais mais relevantes feitas pelo Partido Socialista durante a campanha das últimas eleições legislativas”.


“O Hotel Turismo da Guarda, edifício emblemático da cidade da Guarda, construído de raiz como unidade hoteleira de referência na região e inaugurado em 1947, será integrado na rede de Pousadas de Portugal e entregue à Empresa Nacional de Turismo, SA., para reabilitação e subsequente exploração, anunciou hoje o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na Assembleia da República, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação”, segundo um comunicado do gabinete do ministro da Economia e do Mar enviado à Lusa.


A fonte lembra que o imóvel “foi destinado a venda e afetado ao programa ‘Revive’, desde 2011 e até à data presente, não gerando interessados”.


“Hoje, com a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, e entregue para reabilitação e subsequente exploração à ENATUR, Empresa Nacional de Turismo, SA., o Hotel Turismo da Guarda vê, assim, mais de 12 anos depois do seu encerramento, a solução final para a sua reabertura ao público”, acrescentou.


O Hotel Turismo da Guarda encerrou a sua atividade comercial em outubro de 2010 e, em abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.


Em outubro de 2022, um despacho do Governo determinou a desafetação do imóvel do antigo Hotel de Turismo da Guarda do programa ‘Revive’, por o mercado não ter respondido às ofertas públicas e porque “urge recorrer a soluções alternativas”.


Segundo o texto então publicado em Diário da República, a decisão era justificada pelo Governo porque “urge recorrer a soluções alternativas que permitam estancar a degradação contínua do imóvel e promover o respetivo aproveitamento económico, em benefício do Estado e da economia nacional”.


O Hotel Turismo da Guarda, propriedade do Instituto do Turismo de Portugal, “pelas suas características históricas e arquitetónicas”, integrou a lista de imóveis afetos ao Programa Revive.


Conteúdo Recomendado