PRR: Foz Côa viu aprovada candidatura de mais de 4ME para reabilitar Secundária

Prr Vnfc2

As obras de requalificação vão começar este mês de junho, havendo um previsão de conclusão para o início do próximo ano letivo.

O município de Foz Côa viu aprovada uma candidatura de cerca de quatro milhões de euros a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinada à reabilitação da escola secundária local, revelou o presidente da câmara.

Em declarações à Lusa, João Paulo Sousa disse que, no processo de transferência de competências levado a cabo pelo Governo, o município de Vila Nova de Foz Côa recebeu a Escola Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso e aproveitou os fundos do PRR destinados ao Norte para a remodelação do imóvel.

“As intervenções a levar a cabo vão incidir, fundamentalmente, nos quatro blocos que constituem a escola ao nível a eficiência energética, mobiliário escolar, novas casas de banho, melhoria da mobilidade destinado a pessoas portadoras de deficiência, com a colocação de um elevador. No fundo, os quatro blocos da escola vão ser completamente requalificados”, indicou o autarca social-democrata.

João Paulo Sousa avançou ainda que o arranjo do espaço exterior da escola não foi contemplado, procurando, agora, a autarquia novos fundos de financiamento, através de novas candidatarias.

A Escola Secundaria Tenente Coronel Adão Carrapatoso e o agrupamento de escolas de Foz Côa, no distrito da Guarda, são frequentados por 420 alunos de vários escalões de ensino.

De acordo com o autarca de Vila Nova de Foz Côa, a última intervenção estrutural nesta escola aconteceu há cerca de 25 anos.

As obras de requalificação vão começar este mês de junho, havendo um previsão de conclusão para o início do próximo ano letivo.

Na sexta-feira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N), António Cunha, durante a cerimónia de assinatura dos contratos com os 16 municípios do Norte com candidaturas aprovadas no âmbito do concurso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “Escolas Novas ou Renovadas”, que decorreu no Porto, destacou o papel das autarquias no processo de modernização do parque escolar do Norte, cujo investimento de 130 milhões de euros vai contribuir para reduzir assimetrias e reforçar a coesão territorial.

“Tivemos 104 candidaturas, 55 municípios, correspondendo a investimentos de 750 milhões de euros. Neste primeiro lote conseguimos apoiar 22 escolas de 16 municípios, que representam todas as nossas entidades intermunicipais, um investimento de quase 130 milhões de euros, financiado a 100% pelo PRR e que vai permitir apoiar ou criar condições para cerca de 15 mil alunos da região”, revelou à data.

Na região Norte, o programa vai abranger um total de 22 escolas de 16 municípios, num investimento global de cerca de 130 milhões de euros.

Nesta primeira fase foram abrangidos os municípios de Barcelos, Chaves, Esposende, Maia, Mogadouro, Monção, Paços de Ferreira, Penafiel, Penedono, Sabrosa, Santo Tirso, Trofa, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Foz Côa.


Conteúdo Recomendado