Esta visita prendeu-se com a celebração do contrato de financiamento do programa de equipamentos urbanos de utilização coletiva, que visa a “Construção de Sanitários públicos da Apoio à Casa Mortuária de Longroiva”. Este contrato, envolveu a DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais, a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro e a Junta de Freguesia de Longroiva. A Câmara Municipal de Mêda, contribuiu com o apoio técnico, nomeadamente na elaboração da candidatura e na conceção do projeto.
Para a Junta de Freguesia de Longroiva, este momento, “é um gesto que acolhemos do poder Central, que nos vai dar ânimo, mais força, mais garra para podermos acompanhar o mundo, sempre, em contínua mudança… também a nossa terra irá edificar um futuro melhor. Há que ter a esperança, há que acreditar no amanhã mais promissor, há que olhar positivamente para o futuro, construindo, paulatinamente, passo a passo…”.
Para Anselmo Sousa, a Câmara Municipal da Mêda estará sempre disponível para ajudar as Juntas de Freguesia do concelho, a poderem candidatar-se a projetos semelhantes. O Poder Local tem que estar perto dos cidadãos, para isso é necessário encontrar soluções para a resolução dos problemas das suas populações.
A assinatura do contrato foi celebrado na sede da Junta de Freguesia de Longroiva, contou para além do Secretário de Estado das Autarquias Locais, com o António Edmundo Subdiretor geral das Autarquias Locais e com a Professora Ana Abrunhosa – Presidente da CCDR Centro.
O Secretário de Estado ficou agradecido pela forma como foi recebido, demonstrando grande interesse e admiração pelo encanto desta bela aldeia, que já conhecia mas que pretende revisitar.