O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, considerou ontem que a presença dos militares, na semana do Exército, foi benéfica para a economia local, estimando que o concelho tenha recebido cerca de 30.000 pessoas.
“Os nossos empresários da restauração, da hotelaria, mas não só, em alguns contactos que já fizeram comigo, estão muito satisfeitos e estas boas iniciativas permitem, precisamente, que se conjuguem todos esses fatores”, realçou Sérgio Costa.
O presidente do município da Guarda falava aos jornalistas a propósito da semana do Exército, que decorreu desde terça-feira e até domingo, estimando que a cidade tenha acolhido “cerca de 30.000 pessoas” nas atividades promovidas pelos militares.
“Foram milhares de pessoas, de fora da Guarda, que vieram à nossa cidade durante esta semana e, naturalmente, no final desta grande e belíssima jornada, tudo vai parar à economia”, afirmou.
Sérgio Costa, que foi hoje condecorado pelo Exército com a medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, salientou ainda que a semana foi “uma grande jornada”, tendo sido “cumprida mais uma missão”.
“A Guarda está grata pela escolha do Exército. Ao fim desta semana tudo valeu bem a pena. Estamos a falar em cerca de 30.000 que estiveram presentes nas mais diversas atividades e foram muitas as atividades que tivemos e que o Exército proporcionou na Guarda ao longo desta semana”, reforçou.
Notando que muitos dos visitantes ainda não conheciam a Guarda, o autarca destacou a importância de a população local ter dado a conhecer o “saber bem fazer, saber bem receber”, assim como a gastronomia e “bons vinhos”.
“É esta interação que a sociedade civil teve com o Exército, seja com as escolas, sejam as empresas, sejam as associações culturais, desportivas, tudo isso foi muito importante”, insistiu.