Prémio Solidário Citroën 2016 abre candidaturas para IPSS' s do concelho da Guarda

Estão oficialmente abertas as comemorações do terceiro aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, com a admissão de candidaturas ao Prémio Solidário Citroën. O prémio, no valor de mil euros, é destinado a uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho da Guarda. As IPSS já foram contactadas e poderão agora concorrer.

A atribuição do Prémio Solidário Citroën está novamente marcada para 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, e constitui o primeiro de dois momentos que anualmente marcam o aniversário sobre o encerramento da Cápsula do Tempo, realizado a 1 de julho de 2013. Para concorrer a este prémio que conta com o apoio de Automóveis Citroën, as Instituições de Solidariedade Social do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por email ou via CTT, ao Clube Escape Livre, indicando o seu âmbito de ação e que projeto ou necessidade da instituição os mil euros poderiam ajudar a colmatar. Após a receção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros do projeto Cápsula do Tempo – Clube Escape Livre, Rádio Altitude, Instituto Politécnico da Guarda, Associação Comercial da Guarda e Automóveis Citroën – selecionam o projeto vencedor.

O segundo momento de celebração decorrerá o dia 1 de julho de 2016, com um programa diversificado de ano para ano – e desta vez da responsabilidade da Rádio Altitude – mas que tem como denominadores comuns a plantação de uma árvore na Encosta do Tempo, a colocação da laje com o ano respetivo no Passeio do Tempo, o lançamento de uma nova chávena de coleção alusiva à cápsula e uma conferência que, este ano, versará a temática do segredo e da informação estratégica na política global, com um convidado especial que será brevemente anunciado.

Sobre a Cápsula do Tempo

Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotografias e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050, sendo que até lá é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região.


Conteúdo Recomendado