Politécnico de Castelo Branco credencia agentes da Proteção Civil

As microcredenciações são destinadas a trabalhadores que desempenham funções em empresas nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai credenciar 14 agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), com recurso ao uso de fogo controlado, no âmbito da Rede Politécnica A23.


Em comunicado, o IPCB explicou que “Fogo Controlado” é a primeira microcredenciação da Rede Politécnica A23 a iniciar as atividades letivas nesta instituição de ensino superior de Castelo Branco, que vai credenciar 14 agentes do SGIFR “para o planeamento, execução, coordenação, monitorização e avaliação de intervenções com recurso ao uso de fogo controlado”.


“Destinadas a trabalhadores que desempenham funções em empresas nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, as microcredenciações são formações breves especializadas que têm como objetivo melhorar as suas competências e produtividade”.


Citado no documento enviado à agência Lusa, o presidente do IPCB frisou que o início deste curso “é a concretização de mais uma etapa do projeto Rede Politécnica A23” e a demonstração “do papel altamente relevante” que a instituição de ensino público albicastrense tem na melhoria das competências da população ativa e dos futuros profissionais.


“Este projeto inclui também verbas para a aquisição de equipamentos e requalificação de infraestruturas, contribuindo para a continuada melhoria das condições de ensino-aprendizagem que são colocadas à disposição da comunidade académica do IPCB”, concluiu António Fernandes.


A Rede Politécnica A23 é um consórcio liderado pelo IPCB, que integra os Politécnicos da Guarda e de Tomar.


O projeto visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais.


Procura dar resposta ao Programa Impulso Jovem para as áreas STEAM – ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemáticas e Programa Impulso Adultos.


Incorpora ainda uma rede de cerca de 60 entidades parceiras, nomeadamente empresas, instituições, comunidades intermunicipais, autarquias, associações empresariais, agrupamentos de escolas, empresas e instituições públicas.


Conteúdo Recomendado