O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai ter uma nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde. A formação arranca em outubro e irá capacitar profissionais do desporto para atuar com competência na área do exercício físico direcionado para a promoção da saúde, tanto em populações aparentemente saudáveis como nas que possuem determinadas condições clínicas especiais (doentes crónicos, crianças, jovens, grávidas ou idosos) refere uma nota informativa.
“Esta formação foca-se na prática da atividade física como promotora da saúde, contrariamente à maior parte das licenciaturas em Desporto, que oferecem uma formação cuja componente prática se centra sobretudo no treino e na melhoria da performance desportiva em modalidades como o futebol, a ginástica ou a natação”, afirma Carolina Vila-Chã, coordenadora da formação.
Acrescenta ainda que este curso visa formar profissionais para o trabalho em ginásios, estúdios ou box’s de crossfit. Pretende-se que tenham um conhecimento profundo das características fisiológicas, psicológicas e mecânicas do ser humano e sejam capazes de planear e adaptar as sessões de exercício físico, não só à população aparentemente saudável, mas especialmente a quem tenha problemas de saúde”.
Esta licenciatura terá a duração de três anos e irá formar técnicos de desporto especializados em avaliação da condição física e desenvolvimento de programas de atividade física, em treino personalizado e em atividades de fitness. Da Anatomia Funcional à Biomecânica, passando pela Fisiologia Humana e pela Aprendizagem e Controlo Motor, as unidades curriculares desta licenciatura estão desenhadas para que os futuros profissionais sejam autênticos agentes de saúde.
IPG reforça vagas para o ano letivo 2021-2022
O Politécnico da Guarda vai ter mais 42 vagas para o próximo ano letivo 2021-2022. Para além das 25 vagas abertas para a nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde, o Instituto reforçou os cursos de Engenharia Informática; Comunicação Multimédia; Desporto; Gestão e Marketing com mais 17 vagas.
“Aumentámos o número de vagas para os cursos que consideramos estratégicos para a oferta formativa do IPG, nomeadamente os ligados a competências digitais, a Ciências dos Dados, às Tecnologias, à Gestão, à Comunicação e ao Desporto”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.