Politécnico da Guarda coopera com universidade da Malásia em projeto de investigação

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) anunciou hoje que celebrou um memorando de acordo com uma universidade da Malásia com vista à colaboração no desenvolvimento de uma unidade de cálculo acelerado para análise de mega dados.

O IPG adianta, em nota hoje divulgada, que a parceria com a Universiti Teknologi Malaysia (UTM) para criação de uma “Graphic Processing Unit (GPU)”, [unidade de cálculo acelerado para análise de mega dados] foi assinada no decorrer de uma cerimónia realizada recentemente na cidade de Johor Bahru, no sul da Malásia, onde se situa um pólo da UTM.

“A colaboração agora firmada assegura uma plataforma para que ambas as partes trabalhem, em conjunto, na investigação científica de mega dados, traduzindo a sua investigação em ferramentas e metodologias que ativem indústrias e academias na Malásia”, explica o IPG no comunicado enviado à agência Lusa.

Para o presidente do IPG, Constantino Rei, “é uma grande satisfação” ver que “em terras tão distantes” o trabalho dos docentes da instituição “é reconhecido e valorizado, o que prestigia o Politécnico da Guarda”.

“Trata-se de um acordo que veio formalizar uma colaboração técnica e científica especializada que já decorre há algum tempo e que nasceu dos trabalhos de doutoramento do doutor Noel Lopes, professor de Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG”, esclarece ainda Constantino Rei.

O acordo do IPG com a universidade da Malásia foi celebrado naquele país durante a comemoração do segundo “International Workshop on Big Data Analytics (IWBDA 2016)”, organizado pelo UTM Big Data Centre, que contou com a presença de dezenas de investigadores de Malásia, Tailândia, Indonésia, Canadá, Índia, Egito, Alemanha e Marrocos.

O IPG possui as escolas superiores de Saúde, de Educação, Comunicação e Desporto, de Tecnologia e Gestão, e de Turismo e Hotelaria (Seia).


Conteúdo Recomendado