Politécnico da Guarda amplia oferta formativa no próximo ano letivo

A pós-graduação executiva em Gestão de Projetos e Sustentabilidade, que vai ser ministrada pelo IPG em colaboração com a APOGEP é uma das novas ofertas formativas.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai aumentar a sua oferta formativa no próximo ano letivo, ao nível de pós-graduações e de cursos técnicos superiores profissionais, anunciou hoje o seu presidente.

“A nível de formação pós-graduada, no próximo ano letivo vão funcionar sete a oito pós-graduações novas”, disse hoje à agência Lusa o presidente do IPG, Joaquim Brigas, no final da sessão de apresentação da pós-graduação executiva em Gestão de Projetos e Sustentabilidade, resultante de um protocolo assinado com a Bright Academy e a Associação Portuguesa de Gestão de Projeto (APOGEP).

Segundo o responsável, além da pós-graduação executiva em Gestão de Projetos e Sustentabilidade, no ano letivo de 2019/2020, o IPG irá ministrar outras, nas áreas do Desporto, da Saúde, da Gestão e Organização de Unidades de Saúde, na Gestão e Administração Escolar, na área da Comunicação e outra para formação de inspetores para Centros de Inspeção Automóvel.

Joaquim Brigas referiu que as pós-graduações foram “desenhadas em função das necessidades do mercado” e com o objetivo muito concreto “de haver quase total garantia de emprego para quem ainda não o tem”.

No próximo ano letivo, o IPG vai também ministrar três novos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP): Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação; Relações Internacionais e Intervenção Social; Turismo de Saúde e Bem-Estar.

O presidente do IPG afirmou que, com a diversificação da oferta formativa, está a cumprir o que anunciou na sua tomada de posse, quando disse que pretendia um IPG “mais virado para a sociedade” e para “dar resposta a necessidades concretas”.

A pós-graduação executiva em Gestão de Projetos e Sustentabilidade, que vai ser ministrada pelo IPG em colaboração com a APOGEP, surgiu na sequência do apelo feito à instituição por empresas de recrutamento, que alertaram para lacunas nesta área e para a falta de profissionais qualificados em Gestão de Projetos.

“Com a frequência desta pós-graduação pretende-se, por um lado, formar quadros na área de Gestão de Projetos; por outro lado, ajudar a preparar os estudantes para uma certificação internacional na área”, refere o IPG.

De acordo com Joaquim Brigas, esta pós-graduação “procura dotar os alunos de competências técnicas e comportamentais de Gestão de Projetos, pois faltam profissionais nesta área no mercado de trabalho” e o IPG quer formá-los, “dando assim resposta às necessidades das empresas”.

Além da pós-graduação, o IPG vai criar uma unidade curricular de Gestão de Projetos que será oferecida a todos os alunos que frequentem as suas quatro escolas superiores.

O início das aulas está previsto para outubro de 2019 e o curso, que decorrerá no 1.º semestre letivo, terá a duração de 152 horas.

O IPG possui quatro escolas superiores: de Educação, Comunicação e Desporto, de Tecnologia e Gestão, de Saúde e de Turismo e Hotelaria (Seia).


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