Piquenique Intergeracional em Aguiar da Beira

O Piquenique Intergeracional Aguiar da Beira realiza-se no dia 29 de julho, a partir das 15 horas, com a partilha de merendas, saberes, tradições e muita animação.

O Piquenique Aguiar no Coração é já o principal momento de demonstração cultural e de convívio entre as gentes das freguesias do concelho na Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira.

A iniciativa pretende juntar avós, filhos, netos e famílias do concelho, celebrando o convívio intergeracional e celebrar o Dia Mundial dos Avós e o regresso de tantos emigrantes aguiarenses, que voltam nesta altura do ano para gozar férias e matar as saudades.

Durante a tarde haverá várias representações de saberes, músicas e tradições, protagonizadas pelos participantes das Oficinas das Tradições 60 Mais Social Clube do CLDS 3G Aguiar no Coração, a atuação de grupos locais de concertina, uma merenda tradicional, terminando com o espetáculo do cantor Luís Filipe Reis.

O convívio inicia às 15 horas com um momento especial – o desfile dos participantes que transportarão uma toalha gigante (21 metros de comprimento e 3 de largura), desde a entrada do certame até ao local do piquenique.

Esta peça, elaborada com panos, renda e bordados, que regista o nome de todas as freguesias do concelho, foi realizada pelos participantes das Oficinas das Tradições, no ano anterior, como marca deste piquenique e símbolo de unidade e identidade do Município de Aguiar da Beira.

No ano passado a iniciativa reuniu mais de 500 pessoas e, este ano a organização convida toda a população a participar, quer levem ou não merenda, neste momento de confraternização, partilha e alegria.

O Piquenique Intergeracional é promovido pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, através da atividade 60 Mais Social Clube, pelo terceiro ano consecutivo, e tem o apoio do Município de Aguiar da Beira e das Juntas de Freguesia.

“Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. 

A entrada é gratuita.

Para mais informações, aqui.


Conteúdo Recomendado