Pasteleiro alentejano dá sabor regional ao bolo rei com cereja do Fundão

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/cereja-do-fundao-e-batata-doce-de-grandola-juntas-no-bolo-rei-5546238.html

A cereja do Fundão e a batata doce de Grândola são utilizadas por um pasteleiro de Montemor-o-Novo, no Alentejo, na confeção de uma nova versão de bolo-rei para dar um sabor regional e diferente à iguaria.

Este bolo rei é produzido numa pastelaria do centro de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, e a receita foi criada pelo pasteleiro António Melgão, que cria uma nova receita de bolo-rei pelo sexto ano consecutivo.

“É uma tradição que já é minha. Todos os anos lanço um bolo diferente, um bolo rei novo. Este ano, tem a designação de ´bolo-rei de cereja de outono`”, conta à agência Lusa o também empresário.

Na cozinha do seu estabelecimento, António Melgão começa a preparar mais uma fornada de bolos-reis, reúne os ingredientes necessários em recipientes separados e coloca a farinha, a manteiga e o açúcar na amassadeira.

É uma “massa brioche, muito rica em manteiga e que leva vários tipos de açúcar para que se consiga manter mais fofa e húmida durante mais dias”, afirma, referindo que o recheio é feito à base de batata-doce de Grândola e cereja do Fundão.

Sem frutas cristalizadas, o “novo” bolo-rei inclui também na receita o chocolate, destaca o pasteleiro, que se afirma “um apaixonado por chocolate”, assim como amêndoa caramelizada.

“Tento criar características muito especiais, aromas muito distintos e originais, porque tudo aquilo que eu utilizo neste bolo-rei é matéria-prima original, produto da terra e não utilizo aromas, nem nada que seja sintético”, afiança.

A iguaria está à venda há poucas semanas na sua pastelaria e numa loja gourmet de Évora, mas o processo de criação da receita começou no final do último verão, com a realização de testes para associar sabores.

O pasteleiro observa que “há muitos clientes que compram o bolo rei especial, mas levam sempre o tradicional”.

É o caso de Ausenda Rosete, que garante que “o de cereja é muito bom”, mas assinala que gosta mais do tradicional, devido à sua massa mais húmida.

Outro cliente, Bruno Domingues, prefere “claramente” a nova versão do bolo-rei, que considera “espetacular”.

“Não tem frutos cristalizados, o que agrada imenso”, acrescenta.

Além de vários tipos de bolos, o pasteleiro produz também bombons de chocolate com diferentes sabores, como queijo da serra e marmelada, vinho do porto, mel e azeite, azeitona preta, vinagre balsâmico e manga, baunilha, chocolate, maracujá e de cereja do Fundão.

Recentemente, António Melgão lançou bombons com sabor de pastilha elástica, café com leite e gelado perna de pau, inspirados na sua infância.


Conteúdo Recomendado