Pais vão poder acompanhar à distância bebés internados no Hospital da Guarda

Numa aposta contínua no desenvolvimento da saúde e do bem-estar, a Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) introduz na Unidade Local de Saúde da Guarda o serviço Babycare, uma solução tecnológica pioneira a nível mundial que permite aos pais de bebés prematuros visualizarem os seus filhos à distância.

No quadro da Unidade Local de Saúde da Guarda, são abrangidos por este lançamento da Fundação PT o Hospital Sousa Martins, o Hospital de Nossa Senhora da Assunção e todos os centros de saúde da região, que abarcam perto de 155 mil pessoas, numa zona geográfica onde se registam em média 600 nascimentos por ano.

O projeto será apresentado no dia 8 de outubro, no âmbito das comemorações do 7º aniversário da ULS da Guarda.

O Babycare, sistema inovador dentro e fora do país, possibilita aos pais dos bebés em situação de internamento hospitalar, visualizarem os seus descendentes, 24 horas por dia, através de um computador ligado à internet. Cada incubadora integrada no sistema Babycare dispõe de uma pequena câmara de vídeo ligada a um servidor. O acesso à solução implica, por parte dos pais, a introdução de uma password fornecida pelo hospital.

A Fundação PT, no âmbito da sua atuação na área da saúde, apoia o Babycare através da disponibilização dos equipamentos e infraestruturas necessários ao funcionamento do sistema, já disponível nas seguintes unidades hospitalares: Maternidade Dr. Alfredo da Costa, em Lisboa; Maternidade Júlio Dinis, no Porto; Centro Hospitalar do Nordeste, em Bragança; Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada; Hospital Beatriz Ângelo, em Loures; Centro Hospitalar Cova da Beira, na Covilhã; Hospital Amadora Sintra, em Sintra; e, agora, também a Unidade Local de Saúde da Guarda.

Nestas unidades hospitalares, encontram-se instaladas na sua totalidade 76 câmaras de vídeo, com benefício direto para um universo de mais de 700 famílias, às quais a Fundação PT faz estender as valências da tecnologia e intervém estrategicamente na saúde e no bem-estar da sociedade portuguesa.

 


Conteúdo Recomendado