Níveis muito elevados de exposição aos raios UV no Continente e Madeira

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Coimbra, Porto, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Santarém e Faro no continente e o arquipélago da Madeira.
As ilhas das Flores, São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores, estão hoje com níveis elevados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais a norte do Cabo Raso.
Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade no interior da região Norte e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral oeste a norte do Cabo Raso e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (Guarda, Portalegre e Beja) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 23 graus (Viana do Castelo, Porto, Viseu e Leiria) e os 31 (em Évora).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã com ocorrência de períodos de chuva, em especial nas vertentes norte e vento fraco a moderado.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 25 graus Celsius.
O IPMA prevê para o arquipélago dos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco a moderado.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 26 graus, na Horta entre os 20 e os 26, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 26.


Conteúdo Recomendado