Município de Gouveia assinala mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

O mês de Abril é em muitos países, desde o início do século assinalado como o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Gouveia em conjunto com a autarquia de Gouveia, tem realizado diversas ações que pretendem consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso a qualquer tipo de violência.

Durante o mês de abril serão realizadas várias ações de sensibilização direcionadas às famílias e profissionais de várias áreas que trabalham no seu dia a dia com crianças e jovens.

Amanhã, dia 7, pelas 14 horas, terá lugar na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, uma conversa com a Teresa Magalhães, médica especialista em medicina legal, doutorada em sociologia médica; professora catedrática do Instituto Universitário de Ciências da Saúde e diretora do Departamento de Medicina Legal e Ciências Forenses da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo do Abuso e Negligência de Crianças, que irá abordar tópicos como o que é e não é abuso; indicadores físicos, sexuais e psicológicos de abuso contra crianças/jovens; a intervenção multidisciplinar e integrada. Uma ação dirigida a profissionais da saúde e a todos os que no seu dia a dia lidam com crianças e jovens. Os interessados em participar deverão efectuar a inscrição através do contacto de e-mail cpcj@cm-gouveia.pt.

Direcionada para os mais jovens, no dia 13 de abril, às 14h30 irá decorrer no auditório da Biblioteca Vergílio Ferreira, uma ação de sensibilização sobre a violência no namoro com o tema “De mãos dadas com o medo”. Esta ação de sensibilização gira a volta de uma curta metragem produzida no âmbito do projeto Participar | Partilhar a Igualdade, financiado pelo POEFDS, através da CIDM. Retrata a história de cinco jovens, expondo os seus sentimentos, os seus medos, as suas preocupações, as suas convicções e as suas decisões, num apelo ao fim da violência física e psicológica entre jovens namorados.

Através desta sessão de cinema, seguida de debate, pretende-se que os jovens do ensino secundário reflitam sobre a importância de construírem relações amorosas livres de qualquer forma de violência.

Para o dia 15 de abril está agendada outra conversa, mas desta vez com a Filomena Gaspar, Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Terapeuta Sistémica Familiar e de Casal; Formadora em Educação Parental nos programas Wisely – Mais Família, Mais Criança – Mais Família, Mais Jovem; Supervisora no Pograma Incredible Years, Basic, fala-nos do tema Parentalidade Positiva. Uma vez que as figuras parentais são a influência mais determinante no comportamento de uma criança a curto, médio e a longo prazo, a conversa será baseada na importância de um comportamento parental alicerçado no melhor interesse da criança, que assegure a satisfação das suas principais necessidades e a sua capacitação sem violência, proporcionando-lhes o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento. Esta sessão de sensibilização é destinada a pais/ cuidadores ou responsáveis por crianças/ jovens e todos os profissionais que trabalham com no seu dia a dia com crianças/jovens. Os interessados em participar deverão efectuar a inscrição através do contacto de e-mail cpcj@cm-gouveia.pt.

O mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância encerra no dia 28 de abril, pelas 10h30, frente à Câmara Municipal de Gouveia com a iniciativa Laço Humano. O Laço Humano pretende envolver adultos, crianças e jovens e tem como objetivo chamar a atenção para o problema dos maus tratos na infância e juventude e para importância de se adotarem medidas preventivas. Pretende-se que todos vistam uma camisola azul e se unam para dar forma a este laço. A organização do evento faz um apelo à população para que se juntem esta causa que é de todos nós e diga não aos maus-tratos na infância.


Conteúdo Recomendado