Município do Sabugal requalifica Praça da República e Largo de São Tiago

A obra foi iniciada no dia 25 de outubro, tem um prazo previsto de execução de 270 dias e está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Sabugal.

O município do Sabugal está a investir 700 mil euros nas obras de requalificação da Praça da República e do Largo de São Tiago para melhorar a mobilidade “numa das mais importantes áreas da zona histórica”.


“Requalificar a Praça da República significa intervir numa das mais importantes áreas da zona histórica, onde se concentram de forma mais significativa equipamentos culturais e serviços públicos (Câmara Municipal, Museu e Auditório Municipal)”, referiu hoje, dia 8 de novembro, o município do Sabugal, no distrito da Guarda.


Segundo a autarquia, a obra foi iniciada no dia 25 de outubro, tem um prazo previsto de execução de 270 dias e está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Sabugal.


Com a intervenção, o município do Sabugal, presidido por Vítor Proença, pretende que a Praça da República e o Largo de São Tiago “se transformem em locais de receção e também de paragem”, uma vez que atualmente são, sobretudo, espaços de circulação, passagem e atravessamento.


“Contudo, face à sua importância, qualquer intervenção que pressuponha a adaptação da funcionalidade do espaço, nomeadamente a uma mobilidade pedonal inclusiva, tem de saber conviver com uma acessibilidade automóvel fluida, confortável para todo o tipo de utilizadores e também com o património edificado e com a singularidade dos pavimentos e elementos arquitetónicos que conformam os espaços públicos em causa”.


A proposta de qualificação do espaço público e do ambiente urbano pressupõe a melhoria da acessibilidade e mobilidade, promovendo a reestruturação da rede viária e a supressão de barreiras arquitetónicas, tanto nos percursos em espaço público em geral, como nos acessos aos edifícios públicos em particular, seguindo os princípios do Design Inclusivo e em respeito pelo Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade do Sabugal.


A promoção da multifuncionalidade dos espaços urbanos, mobilidade urbana do peão e criação de espaço público de qualidade, com funções mistas e passível de ser utilizado de diversas formas em função das necessidades e da funcionalidade (via de circulação de veículos automóveis e/ou via de acesso pedonal), a que melhor sirva as circunstâncias de época, a existência de eventos, a resposta ao melhor uso pela efetiva utilização dos residentes e visitantes, fomentando a participação do cidadão, são outros dos propósitos do investimento.


Com a obra em curso, a Câmara Municipal do Sabugal também pretende introduzir mobiliário urbano e equipamento estruturante e sistemas eficientes de iluminação pública, que contribuam para a “redução de consumos e maior tempo de vida útil, que se traduzem numa redução de emissões de CO2”.


Devido à realização dos trabalhos foram feitas alterações à circulação rodoviária no local e o município apelou “à melhor compreensão” dos moradores e dos utilizadores em geral para os possíveis incómodos.


Conteúdo Recomendado