Município de Seia organiza amanhã sessão de esclarecimento sobre vespa asiática

A ação de sensibilização visa alertar para os perigos, cuidados e métodos de combate à Vespa asiática.

O Município de Seia, em parceria com a Coopbei – Cooperativa apícola de Mangualde, promove amnhã, dia 16 de fevereiro, às 14 horas, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, uma ação de sensibilização sobre a Vespa Velutina, vulgarmente designada por “Vespa asiática”.

Esta ação visa alertar os apicultores e a população em geral para os perigos associados a esta espécie invasora, assim como para os cuidados a ter e transmitir os métodos mais eficazes para o seu combate.

Na sessão de esclarecimento, a Cooperativa Apícola de Mangualde (Coopbei) explicará o ciclo de vida da vespa velutina e quais as técnicas de defesa dos apiários e maneio, de seguida, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Seia (SMPC) irá fornecer informações que permitam identificar e destruir os ninhos desta espécie.

Para o final, está programada uma oficina de construção de armadilhas para capturar vespas, onde serão entregues alguns exemplares, que, entretanto, o SMPC de Seia está a desenvolver.

Segundo uma nota da autarquia, o combate a esta espécie invasora está nas prioridades do Município, pelo impacto negativo que esta representa para as explorações apícolas do concelho e da região, comprometendo seriamente a produção de mel e seus derivados.

Em 2018, as equipas do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Seia exterminaram cerca de 119 ninhos na sua área de intervenção.


Conteúdo Recomendado