Município de Seia cria programa para crianças com necessidades educativas especiais

O programa realiza-se durante os meses de verão, julho e agosto, durante a interrupção letiva, e proporcionará experiências terapêuticas e de lazer acompanhadas por técnicos especializados e sem qualquer encargo para os encarregados de educação.

O Município de Seia criou o programa “Férias Inclusivas”, adequado para crianças dos 1º e 2º ciclo residentes no concelho, com necessidades educativas especiais, sinalizadas pelas equipas de educação especial dos dois agrupamentos de escolas do concelho.


Durante os meses de julho e agosto, durante a interrupção letiva do verão, o programa “proporciona uma resposta individualizada e integradora, adaptada às necessidades de bem-estar de cada criança” que integre as Unidades de Multideficiência e Surdocegueira Congénita, Ensino Estruturado (autismo) e crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente.


A autarquia explica que o objetivo é “propiciar a estas crianças experiências diferenciadoras terapêuticas e de lazer, em função dos seus interesses, habilidades e dificuldades”, através de atividades acompanhadas por “técnicos especializados, sem qualquer encargo para os encarregados de educação, sendo totalmente suportadas pela autarquia”.


Segundo a Câmara Municipal de Seia, para a operacionalização do programa, o Município destinou uma verba de 5.000€ e reforçou os recursos na Ludoteca e da Biblioteca Municipal.


Conteúdo Recomendado