Município de Pinhel vai ter Balcão da Inclusão

Pinhel Daniela

os Balcões da Inclusão têm como objetivo prestar atendimento especializado na temática da deficiência/incapacidade, que inclui informação global e integrada sobre direitos e benefícios.

O protocolo de cooperação entre o município de Pinhel e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) tendo em vista a criação do Balcão da Inclusão foi ontem assinado pela vice-presidente da Câmara de Pinhel, Daniela Capelo, e pelo presidente do INR, Rodrigo Ramos. A iniciativa contou com a presença de várias instituições parceiras da Rede Social.


Daniela Capelo sublinhou o empenho das instituições locais e da comunidade que “integra e abraça as pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente os utentes das duas IPSS sediadas na cidade dedicadas a esta resposta social”.


Por sua vez, o presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação realçou que se trata de um serviço que terá certamente um papel preponderante no “empoderamento das pessoas com deficiência ou incapacidade.


Recorde-se que os Balcões da Inclusão têm como objetivo prestar atendimento especializado na temática da deficiência/incapacidade, que inclui informação global e integrada sobre direitos e benefícios e, também, sobre os recursos existentes, nomeadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, apoiando as pessoas com deficiência/incapacidade na procura das soluções mais adequadas a cada situação.


Conteúdo Recomendado