Encontram-se abertas as candidaturas para a Incubadora de Valorização dos Recursos Endógenos do Município de Penamacor, para empresas ou pessoas singulares que pretendam promover, inovar e desenvolver o território de Penamacor.
As candidaturas são direcionadas para pessoas singulares que pretendam desenvolver um negócio na Área de Tecnologia e Conhecimento, Investigação e Desenvolvimento, pessoas coletivas/empresas que tenham sido constituídas há menos de 18 meses e para empresas existentes que pretendam lançar nova unidade de negócio no concelho de Penamacor.
O objetivo global da Incubadora de Valorização dos Recursos Endógenos, consiste em “contribuir para a afirmação do Concelho de Penamacor, como uma área de acolhimento empresarial de excelência”.
A autarquia explica que esta será, então, “um núcleo de apoio ao empreendedorismo de base local, permitindo que as empresas incubadas usufruam de uma série de vantagens, sinergias e complementaridades que daí decorram.”
Através da “captação de talentos, conhecimento e tecnologia”, pretende-se “travar a desertificação deste território de baixa densidade e alavancar a economia local em projetos inovadores, competitivos, de forte cariz internacional, capazes de promover e incentivar emprego altamente qualificado”.
De forma a potenciar o crescimento das empresas que dela fazem parte, a Incubadora de Valorização dos Recursos Endógenos funcionará “num modelo de parcerias estratégicas com entidades publicas e/ou privadas, de cariz Nacional, Internacional, académico e empresarial”.
Como incubadora estará aberta a apresentação de projetos nas áreas da Tecnologia e Conhecimento, Investigação e Desenvolvimento, e em todos os setores que se entendam relevantes. Ademais, acolherá, projetos empreendedores nas áreas das Indústrias Criativas e Culturais.