Município de Manteigas preside à Associação Geopark Estrela

O Estrela Geopark foi classificado em 2020 como Geopark Mundial da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O município de Manteigas, no distrito da Guarda, passou a deter a presidência da Associação Geopark Estrela, sucedendo ao Instituto Politécnico da Guarda, que liderou a instituição desde a sua fundação, em 2016.


A Associação Geopark Estrela, com sede em Manteigas, é composta por nove municípios da área de abrangência do Geopark (Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte), pelo Instituto Politécnico da Guarda e pela Universidade da Beira Interior.


O novo presidente da instituição e da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse ontem, dia 4 de janeiro, à agência Lusa que os novos corpos sociais foram designados, por unanimidade, durante um ato eleitoral que decorreu na terça-feira, no edifício dos Paços do Concelho da Guarda.


O município de Manteigas passou a deter a presidência da direção da Associação Geopark Estrela, onde também têm assento representantes das Câmaras da Covilhã (vice-presidência) e de Gouveia (tesoureiro), enquanto a Assembleia Geral ficou a ser presidida pela Câmara Municipal da Guarda e o Conselho Fiscal pelo município de Seia.


O autarca de Manteigas disse à Lusa que assume as novas funções como mais um “desafio”.


“Penso que foi um reconhecimento dos meus colegas, dos nove municípios e das duas instituições de ensino superior que fazem parte desta associação, pelo interesse que o município de Manteigas tem demonstrado por esta associação, porque é uma associação que nós valorizamos e que achamos que é fundamental, em termos de marca e de ativo para todo o território”, justificou Flávio Massano.


Por outro lado, referiu que é o reconhecimento da proximidade que o concelho tem com a associação, dado que a equipa técnica está instalada naquela vila desde julho de 2022.


“Foi com naturalidade que os nove municípios e as duas instituições de ensino superior decidiram, confiaram que o município de Manteigas, na minha pessoa, neste momento está bem colocado para gerir os destinos desta associação”, vincou.


Com a liderança da Associação Geopark Estrela, o autarca pretende tornar a coletividade “ainda mais próxima das pessoas” que vivem no território e “ligar os valores patrimoniais geológicos e históricos desta região às pessoas”.


Depois de reconhecer que a marca Estrela Geopark originou um “novo reconhecimento à serra da Estrela”, referiu que o objetivo é fazer com que possa ajudar não só os municípios, mas também todos os parceiros institucionais e privados do território “a terem uma força maior na sua comunicação e na sua afirmação como destinos turísticos e de investigação científica e de natureza”.


Devido ao incêndio do verão de 2022, o autarca referiu que a Associação Geopark Estrela pretende “participar como voz ativa” no plano de revitalização da serra da Estrela.


“Aquilo que pretende é ser uma voz ativa, pensar o território, definir políticas para o território e, naquilo que for possível, executá-las”, concluiu.


O Estrela Geopark, com uma área de 2.216 quilómetros quadrados, foi classificado em 2020 como Geopark Mundial da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


Conteúdo Recomendado