Município de Gouveia inaugura Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego

Casa Abrigo

O Município de Gouveia inaugura amanhã, dia 15 de junho, as obras de requalificação da Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego, um investimento no valor de 155.521.89 euros, integrado na candidatura de “Intervenção de Valorização, Animação e Divulgação da Rede e Ambiental”.

O programa tem início pelas 8h30, com o ponto de encontro no “Ti Branquinho”, seguindo-se a apresentação do novo percurso pedestre PR9GVA – Rota do Sumo do Mondego, que integrará a Rede Municipal de Percursos Pedestres, no âmbito do projeto liderado pela Associação Geopark Estrela, para a melhoria da visitação do património geológico do Geopark UNESCO, que engloba todos os municípios associados, iniciando-se este périplo no concelho de Gouveia e em dois locais icónicos do território de montanha de Gouveia, o Mondeguinho e o Sumo do Mondego. Este percurso de 10km, com um grau de dificuldade moderado, irá permitir visitar pontos de interesse como o Sumo do Mondego, o Taloeiro e a Ribeira do Cabaço.

Em 2024, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO dinamiza mais uma atividade em prol do conhecimento do território. Mais do que uma caminhada, este pretende ser um evento que coloca a ciência ao serviço das populações e dos mais interessados, “Caminhar com Ciência é caminhar com conhecimento”. Todos os meses estarão disponíveis diversos percursos que percorrem os 9 municípios que fazem parte deste Geopark Mundial da UNESCO.

Seguir-se-á, pelas 11h00, a inauguração das obras de requalificação da Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego.
A Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego é um edifício e um anexo que integram um conjunto modelado de casas para guardas florestais e respetivas famílias, dispersas pela Serra da Estrela, destinadas a vigilância e guarda, cuja construção remonta às décadas de 1950/60. Esta casa de abrigo implanta-se num local junto ao Rio Mondego, na União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra.

O objetivo desta intervenção é a adaptação com reconstrução desta antiga Casa do Guarda Florestal do Sumo do Mondego, também apelidada de “Casa dos Astrónomos” e agora designada por “Casa de Abrigo da Rota do Rio Mondego”, para um centro de atividades de dinamização ambiental, preservação e conservação considerando a forte vocação de sensibilização e educação ambiental em torno do Rio Mondego, sua flora e fauna.

De referir que esta construção se encontra dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, em área sob a jurisdição do ICNF, em zona classificada, de acordo com o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela.

A finalizar o programa, irá ter lugar a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Gouveia e AHP – Aldeias Históricas de Portugal, para o “Refúgio GR-22 Grande Rota das Aldeias Históricas”, para a gestão dedicada à corporização da infraestrutura de apoio “Casa ou Casão das Sementes”, ao utilizador da GR22 – Aldeias Históricas.

Sendo o Município de Gouveia detentor da infraestrutura “Casa ou Casão das Sementes “, no âmbito do protocolo estabelecido em 2018, com o ICNF, pretende-se, através desta cooperação, que esta infraestrutura sirva de Apoio à Estrutura de Animação Permanente GR22, dada a importância crescente desta grande rota, capaz de atrair turistas e de fixar novos investidores num contexto europeu e até mundial.

Criando-se, assim, a oportunidade para que o Município de Gouveia seja constituído como membro integrante da GR22 Aldeias Históricas, constitui-se como agente incontornável para a boa implementação do projeto Refúgios GR22 – Aldeias Históricas.


Conteúdo Recomendado