O programa tem início pelas 8h30, com o ponto de encontro no “Ti Branquinho”, seguindo-se a apresentação do novo percurso pedestre PR9GVA – Rota do Sumo do Mondego, que integrará a Rede Municipal de Percursos Pedestres, no âmbito do projeto liderado pela Associação Geopark Estrela, para a melhoria da visitação do património geológico do Geopark UNESCO, que engloba todos os municípios associados, iniciando-se este périplo no concelho de Gouveia e em dois locais icónicos do território de montanha de Gouveia, o Mondeguinho e o Sumo do Mondego. Este percurso de 10km, com um grau de dificuldade moderado, irá permitir visitar pontos de interesse como o Sumo do Mondego, o Taloeiro e a Ribeira do Cabaço.
Em 2024, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO dinamiza mais uma atividade em prol do conhecimento do território. Mais do que uma caminhada, este pretende ser um evento que coloca a ciência ao serviço das populações e dos mais interessados, “Caminhar com Ciência é caminhar com conhecimento”. Todos os meses estarão disponíveis diversos percursos que percorrem os 9 municípios que fazem parte deste Geopark Mundial da UNESCO.
Seguir-se-á, pelas 11h00, a inauguração das obras de requalificação da Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego.
A Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego é um edifício e um anexo que integram um conjunto modelado de casas para guardas florestais e respetivas famílias, dispersas pela Serra da Estrela, destinadas a vigilância e guarda, cuja construção remonta às décadas de 1950/60. Esta casa de abrigo implanta-se num local junto ao Rio Mondego, na União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra.
O objetivo desta intervenção é a adaptação com reconstrução desta antiga Casa do Guarda Florestal do Sumo do Mondego, também apelidada de “Casa dos Astrónomos” e agora designada por “Casa de Abrigo da Rota do Rio Mondego”, para um centro de atividades de dinamização ambiental, preservação e conservação considerando a forte vocação de sensibilização e educação ambiental em torno do Rio Mondego, sua flora e fauna.
De referir que esta construção se encontra dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, em área sob a jurisdição do ICNF, em zona classificada, de acordo com o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela.
A finalizar o programa, irá ter lugar a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Gouveia e AHP – Aldeias Históricas de Portugal, para o “Refúgio GR-22 Grande Rota das Aldeias Históricas”, para a gestão dedicada à corporização da infraestrutura de apoio “Casa ou Casão das Sementes”, ao utilizador da GR22 – Aldeias Históricas.
Sendo o Município de Gouveia detentor da infraestrutura “Casa ou Casão das Sementes “, no âmbito do protocolo estabelecido em 2018, com o ICNF, pretende-se, através desta cooperação, que esta infraestrutura sirva de Apoio à Estrutura de Animação Permanente GR22, dada a importância crescente desta grande rota, capaz de atrair turistas e de fixar novos investidores num contexto europeu e até mundial.
Criando-se, assim, a oportunidade para que o Município de Gouveia seja constituído como membro integrante da GR22 Aldeias Históricas, constitui-se como agente incontornável para a boa implementação do projeto Refúgios GR22 – Aldeias Históricas.