Município de Gouveia cria colónias de felinos de rua

A primeira ação deste tipo teve lugar no Bairro do Farvão, em Gouveia, com a instalação da primeira colónia de felinos.

O Município de Gouveia encontra-se a executar um conjunto de medidas de controlo e redução da população de gatos errantes, de forma a “minorar o impacto negativo da proliferação descontrolada desta espécie na salubridade e saúde pública do concelho de Gouveia”.


Entre as medidas que irão ser concretizadas, a autarquia vai implementar um programa CED, de captura, esterilização, controlo do estado de saúde e devolução à rua destes animais, em colaboração com a Associação Star Mountain Animal Sanctuary.


Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres, que consiste na captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.


A primeira ação deste tipo teve lugar no Bairro do Farvão, em Gouveia, com a instalação da primeira colónia de felinos, numa localização que assegura a segurança de pessoas, animais e bens e a higiene pública e que contou com a colaboração da Junta de Freguesia da Gouveia.


Segundo a autarquia, os animais que compõem a colónia foram avaliados pelo Gabinete de Saúde Pública e Veterinária e serão acompanhados periodicamente, podendo os mais sociáveis ser posteriormente encaminhados para adoção.


A Câmara Municipal de Gouveia reitera ainda que “todas as situações relevantes relacionadas com esta colónia, devem ser reportadas ao Gabinete de Saúde Pública e Veterinária do Município”, por telefone (238 490 210) e por e-mail.


“Este programa admite a colaboração de voluntários e responsáveis na manutenção das colónias, que deverão zelar pela qualidade e bem-estar animal, através dos mesmos contatos”, conclui a autarquia.


Conteúdo Recomendado