Município da Guarda reavalia rotas dos transportes urbanos após reclamações dos utilizadores

Os utilizadores dos transportes públicos podem consultar os horários que entrarão em vigor amanhã, dia 3 de fevereiro, no site da Câmara Municipal da Guarda.

O município da Guarda vai reavaliar as rotas dos transportes públicos urbanos e decidiu que, a partir de sexta-feira, dia 3 de fevereiro, regressam horários antigos.


A autarquia anunciou em comunicado que devido ao desajustamento dos horários e após o descontentamento dos utilizadores, a partir de sexta-feira “regressarão todos os horários e paragens antigos, praticados até à passada semana, tendo o município decidido reavaliar todas as rotas”.


“Não podemos continuar a deixar que os nossos filhos cheguem atrasados às suas aulas, que os nossos trabalhadores se atrasem na entrada ao serviço ou não tenham transporte para casa no final do dia de trabalho”, justificou o município.


A autarquia deu início a um novo estudo “de todas as modificações que terão de ser feitas, mas a partir dos horários antigos, praticados até à semana passada”.


Segundo a Câmara Municipal, foi efetuada uma análise técnica dos novos horários agora implementados, constatando que foram fundamentados “num caderno de encargos com uma base errada e desatualizada no tempo”, que não teve como base os horários que estavam atualmente a ser praticados, mas sim antigos horários que datavam de 2016/2017.


O executivo municipal diz que, apesar de ser sabido que os horários em questão “já não iam ao encontro das necessidades da nossa cidade e dos Guardenses”, foram “obrigados a cumprir por decisões judiciais”.


Segundo o mesmo comunicado, o Município refere que esgotou “todas as hipóteses técnicas possíveis de resolução, dada a obrigação legal de cumprir duas decisões de dois tribunais”, e que, apesar do “risco de ter que assumir as consequências legais e financeiras”, irá implementar novamente os horários e linhas antigas.


O executivo desfez-se de “qualquer responsabilidade”, atribuindo aquilo a que denomina de “trabalho mal feito”, ao caderno de encargos do Concurso Internacional dos Transportes Urbanos da Guarda que foi “preparado tecnicamente e lançado em março de 2020 no anterior mandato”.


Os novos horários e rotas dos transportes urbanos entraram em vigor na passada segunda-feira, após a realização de um concurso internacional e a adjudicação em 08 de novembro de 2021, em cumprimento da decisão judicial do acórdão do Tribunal Central Administrativo do Norte, por um valor de 1,2 milhões de euros, tendo obtido o visto do Tribunal de Contas em 29 de abril de 2022.


Os utilizadores dos transportes públicos podem consultar os horários que entrarão em vigor amanhã, dia 3 de fevereiro, no site da Câmara Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado