Município da Guarda avança com Estratégia Local de Habitação

Para este diagnóstico e caracterização das carências habitacionais do concelho é essencial o contributo e a visão de diferentes atores.

O Município da Guarda está a elaborar uma Estratégia Local de Habitação, um documento de planeamento estratégico de importância relevante em matéria de política de habitação para o Município realça uma nota informativa da autarquia.

Trata-se de uma medida integrada na Nova Geração de Políticas Habitacionais que tem como objetivos fulcrais qualificar o tecido urbano e rural e priorizar as soluções habitacionais ao abrigo do Programa 1º Direito, Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (D. L. n.º 37/2018, de 4 de Maio), que pretende apoiar e empreender soluções de habitação digna para pessoas sem recursos financeiros que lhes permitam ter acesso às habitações adequadas.


Este Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, institui essencialmente estratégias de reabilitação do edificado e arrendamento, a partir da cooperação entre a administração central, regional e local e os setores público, privado e cooperativo.


Esta primeira fase, a fase do diagnóstico, implica uma caracterização do contexto habitacional atual e respetivas fragilidades habitacionais, sendo imprescindível a recolha de informação quantitativa e qualitativa que permita traçar um retrato realista das reais necessidades do concelho, surgindo como prioridade imediata e urgente, nesta 1ª fase, a reabilitação do Bairro do Fomento/ Fraternidade.


Para este diagnóstico e caracterização das carências habitacionais do concelho é essencial o contributo e a visão de diferentes atores, nomeadamente das Juntas de Freguesia, Conselho Local de Ação Social e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Assim, e para que o documento consiga conciliar a audição de todos os interlocutores possíveis, o município disponibiliza AQUI, um inquérito online com o objetivo de recolher informação credível que contribua para uma melhor definição das opções estratégicas que possam ter impacto significativo na definição das estratégias municipais de política local de habitação.


Conteúdo Recomendado