Município da Guarda assegura que água de rede pública está “em perfeitas condições de consumo”

Segundo informações da empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., “a alteração do sabor na água estará regularizada nos próximos dias”.

O Município da Guarda assegurou hoje, dia 26 de outubro, que a água da rede pública está “em perfeitas condições de consumo”, após ter conhecimento de situações em que a água apresenta “sabor desagradável” em algumas zonas da cidade e do concelho.


“No seguimento das situações que têm vindo a ser reportadas ao município informando sobre o sabor desagradável da água em algumas zonas da cidade e do concelho, informamos que todas as situações foram de imediato comunicadas à empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., e que esta tem acompanhado a situação através de um rigoroso controlo operacional”, referiu a autarquia em comunicado publicado nas redes sociais.


Os recentes incêndios provocaram erosão nas encostas e arrastamento de partículas para as linhas de água e, este facto, aliado a um ano com pouca precipitação, “fez baixar significativamente o nível da albufeira do Caldeirão e obrigou a uma vigilância acrescida na verificação e garantia dos parâmetros de qualidade da água que é distribuída”.


“O controlo analítico da água tem sido efetuado pela empresa Águas do Vale do Tejo, S.A e pelo município da Guarda, desde a captação até à torneira do consumidor. Até ao momento, não existe qualquer incumprimento aos limites estipulados na legislação em vigor. A água da rede pública continua a cumprir todos os parâmetros legais e está, por isso, em perfeitas condições de consumo”, assegurou o município.


Segundo informações da empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., “a alteração do sabor na água estará regularizada nos próximos dias”.


Conteúdo Recomendado