Mês Internacional da Prevenção do Cancro da Mama assinalado com Tertúlia Outubro Rosa

Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

A Associação Cultural Melhoramentos do Bairro Nossa Senhora de Fátima, está a promover duas atividades solidárias, Tertúlia Outubro Rosa e Noite Rosa, na Guarda, no âmbito do Mês Internacional da Prevenção do Cancro da Mama.


Estas iniciativas são realizadas em parceria com as voluntárias do Movimento Vencer e Viver – Extensão de Guarda – da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e ambas se irão realizar no salão da Associação.


A Tertúlia Outubro Rosa, realiza-se hoje, dia 7 de outubro, pelas 21h00, e para além da partilha de experiências e opiniões, haverá um momento musical proporcionado pelo Grupo de Cantares da Sequeira.


Na Noite Rosa, dia 15 de outubro, às 22h00, a animação musical será assegurada pelo grupo Ondas Musicais.


“O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo”, refere a organização em comunicado.


De referir que em 2020, em Portugal, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.


“Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher”, conclui a associação.


Conteúdo Recomendado