Mêda pede transportes públicos regulares do norte do distrito para a Guarda

A moção foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Mêda, João Mourato, na última reunião do executivo.

O executivo municipal de Mêda aprovou por unanimidade uma moção onde defende que os municípios da zona norte do distrito da Guarda passem a ter transportes públicos regulares para a cidade da capital de distrito.


A moção foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Mêda, João Mourato, na última reunião do executivo.


No documento, o autarca lembra que “o transporte público que une a zona norte do distrito da Guarda à capital do distrito, nomeadamente o eixo Vila Nova de Foz Côa (Pocinho) – Mêda -Trancoso – Guarda, é essencial para o normal funcionamento de instituições e serviços, assim como na resposta às necessidades correntes das populações, tendo e conta a configuração geográfica do distrito e a centralidade da cidade da Guarda”.


Segundo João Mourato, é na Guarda “que se encontram instalados os principais serviços públicos a que as populações recorrem no seu quotidiano”.


Na Educação destaca o Instituto Politécnico da Guarda e escolas profissionais e na Saúde aponta o Hospital Sousa Martins e serviços de diagnóstico e terapêutica.


Já ao nível da Proteção Civil e da Segurança, o responsável salienta a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).


Na cidade da Guarda, lembra, também se situam vários serviços descentralizados do Estado, como o Centro Distrital da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.


Por outro lado, João Mourato sublinha que é nos extremos do referido eixo (Pocinho – Vila Nova de Foz Côa e Guarda), que a população poderá utilizar as ligações ferroviárias “que permitem a ligação ao exterior do próprio distrito”.


O autarca de Mêda acrescenta na moção que as duas comunidades intermunicipais que abrangem o território – a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e a Comunidade Intermunicipal do Douro -, que detêm responsabilidades em matéria de transportes e de acessibilidades, deverão encetar esforços, em conjunto com os municípios envolvidos, no sentido de dotar a região “de serviços de transportes públicos essenciais regulares, de forma a garantir o bem-estar e mobilidade das populações que representam e promover a sua aproximação à capital de distrito”.


“Assim, é fundamental discutir e apresentar soluções urgentes para este problema que diariamente é sentido por todos e, através das Comunidades Intermunicipais acima referidas, se organizarem transportes regulares entre a parte norte do distrito e a capital do mesmo”, sugere.


A Câmara Municipal de Mêda vai enviar a moção aos municípios abrangidos (Trancoso e Vila Nova de Foz Côa) e à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, que será a interlocutora no processo.


Conteúdo Recomendado