Mau tempo: Trovoada, aguaceiros e céu nublado para este fim de semana

A partir de hoje, dia 11, até a domingo, o tempo, no Continente, vai contar com o céu “muito nublado, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada durante a tarde, em especial no interior”.

Contudo, o calor vai-se manter em todo o país, ainda que com uma ligeira descida da temperatura máxima.
ás notícias para quem queria aproveitar o fim de semana prolongado a apanhar sol. A partir desta sexta-feira vem aí mau tempo, prevendo-se aguaceiros, céu nublado e trovada em quase todo o país, pelo menos, até domingo. Contudo, o calor permanece em grande parte do país, ainda que a temperatura máxima desça ligeiramente, no geral.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de hoje, dia 11, até a domingo, o tempo, no Continente, vai contar com o céu “muito nublado, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada durante a tarde, em especial no interior”, podendo, “em zonas montanhosas”, chegar a verificar-se queda de granizo.

Prevê-se também “neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste” e, nas terras altas do Norte e Centro, o vento poderá passar de “moderado a forte”, até ao fim da manhã e a partir do final da tarde.

Nos Açores, durante todo o fim de semana, também se prevê períodos de “céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros fracos”. Só na Madeira é esperado “céu pouco nublado ou limpo” e “vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte”, sendo que, contudo, no domingo, o tempo deverá piorar no arquipélago, esperando-se “períodos de céu muito nublado”, bem como a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos”.

Quanto às temperaturas, ainda segundo o IPMA, prevê-se “uma pequena descida da temperatura máxima”, com Braga com máxima de 34ºC e mínima de 15ºC; Bragança a atingir os 31ºC e a descer até aos 16ºC; Porto a chegar aos 31ºC e aos 15ºC; Viseu com máxima de 30ºC e mínima de 17ºC; Coimbra chegando aos 29ºC e descendo até aos 15ºC; Castelo Branco com máxima de 33ºC e mínima de 18ºC ; Lisboa atingindo os 31ºC e batendo os 16º; Évora e Beja com máxima de 33ºC e mínima de 13ºC e Faro a poder chegar aos 29ºC e descer até aos 17ºC.

Já nas regiões autónomas, os Açores poderão atingir nos termómetros 25ºC e baixar até aos 15ºC e a Madeira deverá contar com uma máxima de 27ºC e uma mínima de 18ºC.


Conteúdo Recomendado